Ainda que de forma indireta, o governador Mauro Mendes (DEM) se pronunciou pela primeira vez na noite desta terça-feira (17) após a eleição pela Prefeitura de Cuiabá ter sido levada ao segundo turno.
Em suas redes sociais, o democrata parafraseou o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo: “Um inexperiente pode ser ajudado por muitos experientes. Já um corrupto só é ajudado por outros corruptos – sábia frase do meu amigo Gilberto Figueiredo”.
A declaração é uma clara citação à disputa entre o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) e o principiante a um cargo executivo Abílio Júnior (Podemos).
Do alto escalão do governo, o secretário de Saúde já declarou apoio a Abílio, bem como Fábio Garcia – presidente regional do DEM, mesmo partido de Mauro Mendes.
Durante a tarde, o ex-governador e ex-ministro da Agricultura, Blairo Maggi (PP) e o deputado federal Neri Gueller (PP), bem como o senador eleito Carlos Fávaro (PSD) declararam apoio à candidatura à reeleição de Emanuel.
Abílio busca aproximação com o Pros e já tem o apoio do Patriota, dos candidatos derrotados à Prefeitura de Cuiabá, Gisela Simona e Roberto França, que ficaram em segundo e terceiro lugar. Ambos receberam 52.191 votos, e 25.523 votos, respectivamente.
Durante coletiva de imprensa nesta segunda-feira (16), Emanuel havia dito que não acredita na possibilidade de o governador vir a apoiar a candidatura do adversário. Abílio obteve 90.631 votos e Emanuel 82.367, sendo assim a diferença entre eles é de 8.264 votos.
“Mauro Mendes ama Cuiabá e conhece a realidade porque já foi prefeito, mas não posso opinar sobre supostos apoios. Eu não acredito que ele possa apoiar com desenvoltura uma chapa que nunca plantou uma árvore, uma chapa de neófitos, inexperiente, imaturos, verdadeiros malucos que oferecem risco a Cuiabá. Difícil acreditar que ele possa apoiar essas pessoas, mas não tenho direito de opinar sobre isso. Acho difícil, mas não sei se ele apoiaria”, disse Emanuel na oportunidade.
O segundo turno ocorre em 29 de novembro. A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV será realizada de 20 a 27 de novembro. No segundo turno, o tempo de propaganda eleitoral gratuita é dividido em dois períodos diários de 10 minutos. O tempo é dividido de forma igualitária entre os dois candidatos que concorrem ao cargo de prefeito. Assim, cada um terá direito a 5 minutos em cada programa.
Fonte: PNB Online