O Grêmio deu um importante passo para a classificação para as semifinais da Copa do Brasil, na noite desta quarta-feira. Em plena Arena Pantanal, o Tricolor Gaúcho derrotou o Cuiabá por 2 a 1 com gols de Diego Costa e Jean Pyerre no primeiro tempo do jogo de ida das quartas de final. O Cuiabá que teve o maior número de finalizações no confronto e chegou a sufocar o adversário na segunda etapa, descontou com gol de Williams Santana, ainda no primeiro tempo.
A equipe do Cuiabá foi dirigida pelo auxiliar técnico Franco Muller, já que na manhã desta quarta-feira, o técnico Marcelo Chamusca pediu demissão para dirigir o Fortaleza. Foi a primeira derrota do Cuiabá na Arena Pantanal na temporada 2020. Com esse resultado, o Grêmio recebe o Dourado na próxima quarta-feira, à tarde em Porto Alegre, com a vantagem do empate. Ao time cuiabano, resta vencer por 2 gols de diferença ou ao menos um gol para levar a definição para os pênaltis. Quem avançar, enfrentará o ganhador de São Paulo x Flamengo e embolsará uma premiação superior a R$ 7 milhões.
Primeiro tempo
Cuiabá e Grêmio fizeram um primeiro tempo morno de pouca criatividade e poucas chances na Arena Pantanal. Embora o Grêmio tivesse mais posse de bola, foram quatro finalizações do Cuiabá contra duas do Grêmio, ambas com muita precisão. O Tricolor Gaúcho tomou o comando da partida desde o início e logo aos 8 minutos abriu o placar após uma boa jogada trabalhada. Pepê lançou Vitor Ferraz na direita que cruzou na medida para Diego Souza meter a cabeça e abrir o placar: Grêmio 1 a 0.
O gol não intimidou a equipe do Dourado que, embora com muitas dificuldades e erros de passe, conseguiu se adiantar. Maxwell teve uma boa chance de empatar em cabeçada para fora aos 12 minutos.
Mais organizado, o time do Cuiabá encurtou o espaço do Tricolor e avançou sua marcação, a partir dos 25 minutos. E assim chegou ao gol de empate aos 19 minutos, em bela jogada de Hayner, pela direita. Ele cruzou para Williams Santana meter a cabeça e estufar as redes. Tudo igual na Arena: 1 a 1.
O Cuiabá chegou a reclamar de pênalti. Após cabeçada de Willians, a bola toca nas pernas de Lucas Silva e rebate para seu braço esquerdo. Na Central do Apito, o comentarista Paulo Cesar Oliveira não viu pênalti do volante, por a bola ter batido no corpo do jogador antes do braço.
Aos 38 minutos, Pepê pega rebote, de frente para o gol e acaba calçado pelo zagueiro Anderson Conceição. Pênalti assinalado, com checagem do VAR que referendou a marcação do árbitro. Na cobrança, Jean Pierre, inapelável, chutou forte. Bola em um canto e goleiro no outro. O Grêmio volta à vantagem no placar: 2 a 1.
Segundo tempo
Sob forte chuva na Arena Pantanal, o Cuiabá voltou com uma postura muito melhor e se abdicou do jogo defensivo para ir para o ataque. Era o que restava para manter o sonho da classificação. E assim, apareceu a figura do ‘Cuiabayern’ em ação. Chegou a ter 11 finalizações contra apenas duas do Grêmio, obrigou Vanderlei a uma grande defesa e acertou a trave do goleiro no mesmo lance. Além de seguir assustando com finalizações de longa distância e jogadas pelo alto.
Aos 9 minutos, o Cuiabá quase empatou. Yago cruza, Willians Santana finaliza de cabeça e Vanderlei faz defesa fundamental. Na sobra, a bola segue viva na área, Maxwell manda na trave e no fim Elvis finaliza em cima de Geromel. Por pouco o Cuiabá não empate o jogo.
O Grêmio só entrou no jogo a partir dos 25 minutos, quando Hayner foi substituído. Na parte final do jogo, o Grêmio encaixou alguns contra-ataques e equilibrou o placar de arremates — 12 a 11 para os donos da casa. No final, o Tricolor teve duas grandes chances. Uma delas, concluída por Everton parou nas mãos do goleiro João Carlos e a outra após escanteio e a bola passar na boca do gol.
Próximos jogos
O Cuiabá volta a enfrentar o Grêmio na próxima quarta-feira (18), em Porto Alegre, às 15h30, no jogo que definirá um classificado para as semifinais da Copa do Brasil. Antes disso, o Cuiabá recebe o América neste sábado (14), às 20h30 (horário de MT), na Arena Pantanal. Essa partida vale pela segunda rodada do returno (21ª) do Campeonato Brasileiro da Série B.
Melhores momentosxx
Fonte: Cuiabano News