Uma pesquisa do Ibope divulgada nessa reta final da campanha eleitoral para a eleição suplementar ao Senado aponta uma situação de empate entre três candidatos. Carlos Fávaro (PSD) Nilson Leitão (PSDB) e Pedro Taques (PSDB) aparecem com 13%, cada um.
A surpresa é o ex-governador Pedro Taques, que decidiu de “última hora” entrar na disputa para uma função que ele já ocupou e mesmo sem ter conseguido registro de candidatura, segue em campanha com poucos aliados e brigando na Justiça Eleitoral para derrubar decisões desfavoráveis do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT). Os dados da pesquisa, divulgados nesta quarta-feira (4) apontam o Procurador Mauro (Psol) na quarta posição com 9% dos votos, numa situação também de empate com a Coronel Fernanda (Patriota), candidata que tem o apoio declarado do presidente Jair Bolsonaro e aparece com 8%.
A lista se completa com José Medeiros que marcou 7% no levantamento, cuja margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Com base nessa margem de erro é possível concluir que existe uma situação de empate técnico entre os seis candidatos, pois Medeiros pode chegar aos 10% dentro da margem de erro, mesmo percentual que os três primeiros colocados podem obter na margem de erro para menos.
Os demais candidatos na disputa são Sargento Elizeu Nascimento (DC) com 5%, Valdir Barranco (PT), que marcou 4%, Euclides Ribeiro (Avante) com 2%, e Reinaldo Morais, o “Rei do Porco” (PSC) com 1%. Conforme o levantamento, o candidato Feliciano Azuaga (Novo) não pontuou. A pesquisa foi registrada sob o número MT0527/2020 e informa que 812 eleitores foram entrevistados pelo Ibope entre os dias 30 de outubro a 2 de novembro. Brancos e nulos somaram 9% enquanto 15% dos entrevistados não sabem ou não responderam.
REJEIÇÃO
A pesquisa também avaliou o índice de rejeição aos 11 candidatos e nesse quesito Pedro Taques puxa a fila com 30%. Na sequência aparecem Nilson Leitão com 16%, Fávaro com 8% e o procurador Mauro com 6%.
Dos eleitores entrevistados, 5% responderam que não votariam na Coronel Fernanda e nem no candidato Euclides. Outros 7% disseram que podem votar em qualquer um dos candidatos enquanto 31% disseram que ainda não sabem em quem vão votar ou não quiseram responder aos questionamentos.
OUTROS DETALHES DA PESQUISA
Estimulada – Votos válidos – quando são excluídos brancos e nulos
Carlos Fávaro (PSD) -18%
Pedro Taques (SD) – 18%
Nilson Leitão (PSDB) – 17%
Procurador Mauro (PSOL) – 12%
Coronel Fernanda (PATRI) – 11%
José Medeiros (PODE) – 9%
Sargento Eliseu (DC) – 6%
Valdir Barranco (PT) – 6%
Euclides Ribeiro (Avante) – 2%
Reinaldo Morais (PSC) – 1%
Feliciano Azuaga (Novo) – 0%
Espontânea – Quando não são apresentados nomes de candidatos ao eleitor entrevisado
Carlos Fávaro (PSD) -6%
Nilson Leitão (PSDB) – 5%
Pedro Taques (SD) – 4%
Procurador Mauro (PSOL) – 4%
José Medeiros (PODE) – 4%
Coronel Fernanda (PATRI) – 3%
Valdir Barranco (PT) – 3%
Sargento Eliseu (DC) – 2%
Outros – 2%
Branco / Nulo – 11%
Não sabe / não respondeu – 56%
Fonte: Folhamax