Homens são presos suspeitos de caça ilegal de onça pintada

Fonte:

A Polícia Civil  e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) estão investigando a morte de uma onça pintada na região do Pantanal. Três suspeitos foram presos no último domingo (01.11) por uma equipe do Posto de Atendimento Emergencial a Animais Silvestres do Pantanal (PAEAS Pantanal). Os homens foram encaminhados a Delegacia Regional de Poconé.

A cabeça do animal foi encontrada pendurada em uma árvore por uma equipe composta por agentes do Ibama e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente que monitorava o bem-estar da fauna na região na região entre o Pixaim e o Porto Jofre, município de Poconé. As diligências ocorreram na última semana de outubro. As radiografias do crânio do animal mostraram a presença da bala estilhaçada, evidenciando o crime de caça.

As equipes lamentaram que mesmo diante da tragédia vivida no Pantanal, por conta dos incêndios florestais, outros crimes ambientais ainda estejam sendo cometidos pelos infratores. As equipes seguem monitorando toda a área para garantir o bem-estar da fauna local.

O PAES Pantanal é resultado de uma força-tarefa montada pelo Governo do Estado e que conta com a participação de órgãos do Governo Federal, entidades de classe, terceiro setor e instituições privadas, que visa aplacar os danos deixados pela devastação histórica vivida pelo Pantanal em 2020. A equipe já resgatou animais e ofereceu alimentos e água em pontos estratégicos.

O grupo é coordenado pelo Comitê Estadual de Gestão do Fogo e é formado pelas secretarias de Meio Ambiente e Segurança Pública, BPMPA, Batalhão de Emergências Ambientais do Corpo de Bombeiros Militar, Programa REM-MT, Assembleia Legislativa, Prefeitura de Poconé, Juizado Volante Ambiental e Ibama. A UFMT está presente por meio do Hospital Veterinário, Centro Acadêmico de Medicina Veterinária e Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Silvestres.

Assembleia Legislativa, Prefeitura de Poconé, Juizado Volante Ambiental e Ibama também estão presentes. A UFMT atua por meio do Hospital Veterinário, Centro Acadêmico de Medicina Veterinária e Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Silvestres. O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) também apoia as ações.

Fonte: PNB Online