Emanuel tenta barrar divulgação do Ibope em Cuiabá; juíza cobra dados sobre rejeição

Fonte:

Magistrada quer entender porque números somados podem passar de 100%

A coligação “A Mudança Merece Continuar”, que tem o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), como candidato a reeleição, ingressou com ação na Justiça Eleitoral para impedir a divulgação da Pesquisa Ibope de intenção de votos, prevista para ocorrer nesta sexta-feira (30) na TV Centro América (afiliada da Rede Globo).

Na ação, a coligação apontou que a pesquisa deve ser proibida de veiculação por conta de “vícios” que comprometem seu resultado. “Sustenta a impugnante que a pesquisa eleitoral nº 05058/2020, realizada pela impugnada, padece de vários vícios, requerendo a determinação liminar da suspensão da divulgação, prevista para o dia 30/10/2020, até que a empresa realize as adequações da pesquisa legislação”, diz o relatório da decisão.

Em decisão liminar, a juíza Gabriela Carina de Albuquerque e Silva pediu informações ao instituto sobre a forma como é calculada a taxa de rejeição, pois os números podem passar de 100%.  “A possibilidade de o respondente escolher mais de um candidato no qual não votaria, fazendo com que o percentual somado dos candidatos ultrapasse 100%, merece olhar detido”.

Fonte: Folhamax