Duas pesquisas divulgadas nesta quinta-feira(29), sobre a intenção de votos dos cuiabanos – institutos Voice e Avaliar -, mesmo divergindo nos números, apontam empate técnico de três, dos oitos candidatos, que disputam a Prefeitura da Capital.
Em um delas, na Avaliar, o candidato Abílio Junior do Podemos está em primeiro lugar com 21,6% na intenção de votos. O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) – que tenta a reeleição -, aparece com 19,6% e Roberto França (Patriota) com 18,1%. Assim, estatisticamente, os três estão empatados.
Na sequência aparece Gisele Simona (Pros) com 9,3% e Julier (PT) com 1,7%. Gilberto Lopes Filho (Psol) aparece com 1,2% seguido por Aécio Rodrigues (PSL), que tem 0,9%. Paulo Henrique Grando (Novo) tem 0,5%.
Esta é a segunda pesquisa do Instituto Avaliar sobre a intenção de votos para prefeito na capital. Considerando a margem de erro de 3,45%, para mais ou para menos, os três primeiros colocados estão estatisticamente empatados. Na pesquisa estimulada, os nomes de todos os candidatos são apresentados ao eleitor.
A pesquisa aponta também que 13,5% dos eleitores disseram que votariam em branco/nulo/nenhum; e 13,7% dos entrevistados disseram que não sabiam em quem votar ou não quiseram opinar.
(Foto: Reprodução/Web)
Instituto Voice
Já o outro Instituto, o Voice, também em uma segunda rodada em Cuiabá, aponta Pinheiro liderando a corrida eleitoral, com 27% das intenções de votos.
Nesta Abílio surge em segundo lugar com 24%, seguido por Roberto França com 21%. Com margem de erro de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos.
E como a Avaliar, pode-se dizer que os três estão empatados tecnicamente.
Depois vem Gisela Simona (Pros), com 10% e Julier (PT), com 5%. Gilberto Lopes Filho (Psol) e Aécio Rodrigues (PSL) tiveram menos que 1% na modalidade estimulada.
No levantamento realizado pela Voice, o prefeito emedebista continua sendo o mais rejeitado entre os candidatos com 34%. Os eleitores indecisos ou que não souberam responder somam 9%. Os votos nulos e brancos totalizam 2%.
A pesquisa Avaliar está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número: MT-05862/2020 800 e foi realizada com 800 eleitores em Cuiabá, no período de 24 a 26 de outubro.
E o levantamento da Voice, entre os dias 23 a 25 de outubro de 2020, e foi registrada com o Nº MT-02033/2020. (Com informações dos sites PNB Online e Midia News)