A Agência Nacional de Vigilância Sanitária autorizou em setembro, testes para duas vacinas contra o novo coronavírus, em voluntários de Mato Grosso. Tratam-se das duas mais promissoras vacinas do mercado, uma da empresa chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan, de São Paulo. E a outra da Russia, Sputnik V.
Segundo o secretário de Saúde Gilberto Figueiredo, Mato Grosso está em tratativa para ser um dos estados a ter duas vacinas para teste contra a Covid-19 e deve receber do Ministério da Saúde, já no mês de dezembro, o primeiro lote para imunizar integrantes de grupo de risco, além de profissionais que estão na linha de frente do combate ao novo coronavírus.
O secretário anunciou que não vai surgir uma vacina em quantidade suficiente para imunizar a população inteira de uma vez só. Então assim como nas demais campanhas de imunização existe um cronograma definindo o público alvo elegível para o primeiro momento da vacina, que serão as pessoas que estão no grupo de risco e os profissionais da área da saúde.
O comandante da pasta avaliou que novos lotes para imunizar todo o resto da população do Estado ainda são uma incógnita e dependera do desenvolvilmento da vacina e da capacidade de entrega dos laboratorios.
O secretário também informou que a chegada do primeiro lote já fará bastante diferença e evitará muitas mortes de pessoas mais vulneráveis, além descongestionar os hospitais e especialmente os leitos de UTIs de todo o Estado.
Fonte: O Bom da Notícia