Eleições 2020: Veja os planos dos candidatos a prefeito de Cuiabá para saúde

Fonte:

G1 resume os principais pontos das propostas para a Saúde dos candidatos a prefeito de Boa Vista nas eleições de 2020. Veja abaixo (os nomes estão em ordem alfabética conforme cadastro na Justiça Eleitoral):

Abílio Jacques Brunini Moumer (Podemos)

Abílio diz em seu plano de governo que entre as prioridades para a saúde está a redução no tempo de espera por atendimento. Além disso, ele diz que vai investir em tecnologia para equipar as unidades básicas de saúde com aparelhos para ultrassom e exames de baixa complexidade.

O candidato também promete criar um programa para residência médica em Saúde da Família com o MEC e Ministério da Saúde e um programa multissetorial “Saúde na Escola” integrando saúde e educação para prevenção de doenças em crianças e adolescentes.

Abílio Júnior, do Podemos — Foto: Divulgação

Abílio Júnior, do Podemos — Foto: Divulgação

O plano de governo dele também traz políticas para pessoas com deficiência. Abílio promete criar um órgão de atenção à saúde da Pessoa com Deficiência na Secretaria de Saúde e capacitar o setor de recursos humanos à operacionalização das ações e atividades específicas na área de deficiência.

Aécio Rodrigues, do PSL — Foto: Divulgação

Aécio Rodrigues, do PSL — Foto: Divulgação

Aécio Rodrigues (PSL)

A chapa de Aécio Rodrigues assumiu o compromisso de implantar a telemedicina no atendimento inicial ou básico dos postos de saúde e expandir a carta de ofertas referentes às ações e serviços de média e alta complexidade, conforme o plano de governo apresentado.

Aécio disse ainda que vai ampliar o Hospital de Câncer de Mato Grosso (Hcan) e reduzir a fila de espera da regulação do Sistema Único de Saúde (SUS).

Ele promete também criar o Hospital da Família e da Mulher (HFAM) e mais dois centros especializados de saúde.

Emanuel Pinheiro, do MDB — Foto: Divulgação

Emanuel Pinheiro, do MDB — Foto: Divulgação

Emanuel Pinheiro (MDB)

Emanuel Pinheiro promete o implantar no atual prédio do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) o Hospital da Família e da Mulher (HFAM).

No plano de governo, o candidato afirmou que vai dar continuidade nos projetos e programas instituídos como Assistência Médica e Odontológica Rural (AMOR), SOS AVC, Hora Estendida e priorizar as obras de reforma e construção de unidades de saúde.

Gilberto Lopes, do PSOL — Foto: Divulgação

Gilberto Lopes, do PSOL — Foto: Divulgação

Gilberto Lopes (PSOL)

Gilberto Lopes diz em seu plano de governo que vai ampliar a proporção de cobertura populacional estimada pelas equipes de Atenção Primária, elevando das 89 equipes para 120 equipes, bem como a Proporção de cobertura populacional estimada pelas equipes de Saúde Bucal. Também está entre as prioridades a implantação do Conselho Gestor de Saúde nos bairros e a Rede de Atenção à Saúde da Mulher.

O candidato afirmou que vai ampliar as academias de saúde com profissional da Educação Física nos bairros do município e instituir o Comitê Municipal de Promoção da Equidade e Educação Popular em Saúde.

Gisela Simona, do PROS — Foto: Divulgação

Gisela Simona, do PROS — Foto: Divulgação

Gisela Simona (PROS)

Gisela Simona promete aplicação máxima de ferramentas gerenciais/digitais em toda a estrutura da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a reforma e retorno da sede da SMS para seu prédio antigo.

A proposta também traz investimentos na área da saúde com a criação do programa ‘Farmácia Popular Cuiabana’ com distribuição gratuita de medicamentos às pessoas em maior vulnerabilidade socioeconômica e medicamento a alto custo, e a ampliação da cobertura de Equipe da Saúde da Família (ESF) dos atuais 44,5% para 80%: 10 unidades no primeiro ano de governo e mais 15 a cada ano de governo.

Além disso, Gisela promete criar cinco unidades do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), sendo mais três especializadas em transtornos mentais nas regiões dos bairros Pedra 90, Morada da Serra e 9 Coxipó; e duas unidades exclusivas para Álcool e Drogas.

Julier Sebastião, do PT — Foto: Divulgação

Julier Sebastião, do PT — Foto: Divulgação

Julier Sebastião (PT)

Julier Sebastião promete estabelecer, ampliar e fortalecer as parcerias com as instituições de ensino públicas para implementação de estratégias que melhorem os serviços de saúde e contribuam com as vigilâncias (sanitária, epidemiológica, ambiental e do trabalhador).

O candidato afirma ainda que vai priorizar o sistema e os serviços públicos de saúde com ênfase no fortalecimento da atenção básica e melhoria das ações de atenção ambulatorial e hospitalar. Julier diz ainda que vai criar espaços de participação e controle social para a população e equipes de trabalho.

(O TSE não disponibilizou o plano de governo do candidato no site)

Paulo Henrique Grando, do Novo — Foto: Divulgação

Paulo Henrique Grando, do Novo — Foto: Divulgação

Paulo Henrique Grando (Novo)

O candidato promete investir na saúde com a implantação de um programa para contratação de planos de saúde para pessoas de baixa renda e implementação de ferramentas onlines para que os pacientes possam procurar por exames, endereços, medicamentos e consultas sem sair de casa.

No plano de governo, Paulo Henrique diz que vai disponibilizar serviços de telemedicina e fazer parcerias com a iniciativa privada para eliminar filas de consultas especializadas.

Roberto França, do Patriotas — Foto: Divulgação

Roberto França, do Patriotas — Foto: Divulgação

Roberto França (Patriotas)

Roberto França traz em sua proposta de governo a construção de um Centro de Especialidade em Saúde com serviços médicos, psicológicos, fisioterapêuticos, acoplando um setor de apoio a diagnósticos por imagens.

Além disso, França propõe a criação e revitalização de centros de convivência para idosos e a reforma do antigo Pronto Socorro de Cuiabá.

Fonte: G1 MT