Veja vídeo: Elefanta Bambi já está sendo transportada para o Santuário de Chapada

Fonte:

A elefanta Bambi, em 2009, foi encontrada em Limeira (SP) com as patas acorrentadas e cercada por uma cerca elétrica. Era ela, antes de ter sido achada, uma das grandes atrações do Circo Stankowich. A elefanta ali morou durante quatro meses sob os cuidados de alguém que não tinha autorização do Ibama nem tampouco a estrutura para mantê-la. Em seguida viveu em diferentes zoológicos que não possuíam o espaço necessário para ela, até que, este ano, o Tribunal de Justiça de São Paulo decidiu que ela fosse transferida para o Santuário de Elefantes Brasil (SEB), em Chapada dos Guimarães (MT), onde poderia, por fim, estar em paz.

O processo de transferência começou nas últimas semanas e foi sendo cotidianamente registrado pelos profissionais do Santuário mato-grossense. Por meio das redes sociais, eles contam como preparam a viagem de 1.270 km da elefanta rumo à sua liberdade. A campanha “Bambi, Vem Prá Manada”, iniciada no dia 1º de setembro, buscou arrecadar R$ 50 mil para o pagamento de despesas do transporte, alimentação, guindaste e equipe envolvida no resgate, bem como seu tratamento durante os seis primeiros meses. Na descrição do financiamento coletivo eles descrevem o animal como gentil, mas reservado. “Aos 58 anos de idade, ela é uma pequena e linda vovozinha, que certamente florescerá no vasto espaço natural do Santuário, com a companhia de outras de sua espécie”, afirmam os criadores.

“Durante os últimos anos, a condição corporal de Bambi diminuiu, ela apresentou uma perda de peso e massa muscular significativas e perdeu a visão de um dos olhos. A equipe do SEB está trabalhando na logística da transferência de Bambi para que ela comece a receber seus cuidados e tratamentos médicos o mais breve possível”, declarou a instituição em sua página oficial no Facebook.

Após quatro décadas de exploração e mais 12 anos morando em zoológicos, Bambi terá a oportunidade de viver em um ambiente livre. De acordo com o SEB, ela nunca teve o espaço, a autonomia e a vivência social dinâmica que um indivíduo de sua espécie necessita. “A vida de Bambi está prestes a mudar. Em breve, ela se juntará a outros quatro elefantes, todos com histórias semelhantes. Mais do que redescobrir o que é ser um elefante novamente no Santuário de Elefantes Brasil, Bambi também receberá todos os cuidados intensivos e especializados necessários para elefantes doentes e idosos”, ressaltam.

Esta semana, ela iniciou a jornada de 36 horas de viagem. Apesar das dificuldades de adaptação à caixa onde está sendo transportada, os seus cuidadores estão otimistas. “Continuamos aqui por Bambi, hoje e todos os dias, durante o tempo que ela precisar. Somos Time Bambi e confiamos nela!”, asseguram.

Veja o vídeo da saída da elefanta de SP rumo a MT

Com informações do PNB Online