Depois de 120 dias, a primeira chuva caiu em Cuiabá e Várzea Grande. Foram quatro meses de tempo seco, e registro foi feito nas primeiras horas da manhã deste domingo (20).
Foi no mês de maio que ocorreu a última precipitação na Capital. A chuva ocorreu em pontos isolados da Capital. No Centro, houve o registro de uma garoa. Apesar do alívio, a chuva que caiu no começo deste domingo não foi o suficiente para melhorar a qualidade do ar.
De qualquer forma, a chuva, que durou cerca de duas horas, deixou o clima mais fresco. E alguns pontos da cidade, a temperatura chegou a 27ºC e umidade relativa do ar, a 55%.
A área metropolitana da Capital – que inclui a vizinha cidade de Várzea Grande – ainda está tomada por uma densa fumaça. Isso acontece em razão das queimadas no Pantanal (Sul do Estado) e, mais recentemente, na região de Chapada dos Guimarães (Norte).
No entanto, a chuva não foi o bastante para amenizar a fumaça que estacionou na região metropolitana há mais de um mês. A meteorologia prevê para segunda-feira (1) máxima de 39ºC e mínima de 25ºC.
A chuva mais forte é esperada para a segunda-feira (21), que terá a mínima de 25ºC e a máxima de 39ºC. O céu fica nublado e pode haver pancadas de chuva e trovoadas isoladas.
Na terça-feira (22), o céu volta a ficar encoberto e deve chuviscar ao longo do dia. A temperatura mínima fica em 23ºC e a máxima em 40ºC. A umidade máxima chega a 65% e a mínima atinge os 30%.
Também choveu em Tangará da Serra (250 km de Cuiabá) onde o tempo está parcialmente nublado e quente. O vídeo postado nas redes sociais por Maryssol Gomes mostra um volume de chuva maior. “Havia prometido banho de chuva pras minhas plantinhas, finalmente consegui cumprir. Que a chuva lave a terra de tudo que não a honra! Com as bênçãos da Deusa, chegou!”, comemorou a moradora.
Fontes: Diário de Cuiabá/PNB Online