O ex-governador Pedro Taques (SD) e o senador interino Carlos Fávaro (PSD) lideram as pesquisas para o Senado em Cuiabá em dois cenários distintos, segundo números da segunda rodada de pesquisas do instituto Olhar Dados realizada em Cuiabá, publicada com exclusividade pelo portal Olhar Direto.
Carlos Fávaro (PSD) lidera no cenário espontâneo, ou seja, quando não é apresentado ao eleitor os nomes dos candidatos. Nesta situação, 69,8% dos entrevistados disseram que não sabiam, e 12% afirmaram que não votariam em nenhum, ou em branco ou nulo. Logo depois aparece Fávaro, com 4,2% das intenções de voto. Em segundo lugar está Nilson Leitão, com 3%. Empatados tecnicamente estão Eliseu Nascimento com 2,5%, Tenente Coronel Rúbia com 2,3% e Pedro Taques com 2,3%. Valdir Barranco tem 2% das intenções de voto. Veja a lista completa:
Já o ex-governador Pedro Taques (SD) aparece em primeiro lugar no cenário estimulado. Neste caso, os nomes são apresentados ao eleitor. Taques aparece com 12,3% das intenções de voto, Carlos Fávaro com 11,2%, seguidos de Elizeu Nascimento, com 8,5%, Nilson Leitão com 5,7%, Tenente Coronel Rúbia com 4,7% e José Medeiros com 3,5%. Neste cenário, Barranco tem 2,7% das intenções. No entanto, da mesma forma, os que não souberam ou não responderam ainda são a maioria, com 30,7%, e os que disseram que não votariam em ninguém foram 18,5%. Veja:
Mesmo sendo o preferido no cenário estimulado, Taques também lidera a lista de rejeição, com 16,3%. Valdir Barranco, por outro lado, tem 3,2% de rejeição. Carlos Fávaro apresentou 5,3% de rejeição, e Nilson Leitão, 4,2%.
A pesquisa
Olhar Dados é mais um produto do portal Olhar Direto. Neste segundo levantamento, feito em Cuiabá, o instituto realizou 600 entrevistas entre os dias 12 e 14 de setembro para captar a percepção geral da população da capital a respeito do cenário eleitoral de 2020. A pesquisa é quantitativa com técnica survey de opinião.
O levantamento está registrado junto à Justiça Eleitoral sob o a inscrição TRE-MT MT-06882/2020. A margem de erro é 4,0 pontos percentuais para mais ou para menos. Os resultados das tabelas foram arredondados pelo programa para totalizarem 100%.
Fonte: Olhar Direto