Mais um ponto turístico do estado é atingido pelo fogo que avança pelos três biomas, Pantanal, Amazônia e o Cerrado. Desta vez as cenas de destruição chegaram à mística Dolina Água Milagrosa em Cáceres (225 km Cuiabá). Ficou destruída, neste domingo (13), a escadaria de madeira que dá acesso ao local conhecido pela beleza deslumbrante das águas.
Segundo o prefeito, Francis Maris Cruz (PSDB) o fogo é incontrolável, dentro da cidade e fora no último final de semana. “São muitos focos de incêndio provocados, temos caminhões-pipa da prefeitura estão sendo usados, aviões e helicópteros do estado, só a chuva mesmo para apagar o fogo e controlar”.
Localizada a 24 km do centro de Cáceres, a gruta com a lagoa fica no sítio Água Milagrosa e é um dos principais atrativos. O acesso ao local depende de trilha de 600 metros onde estava a escadaria de 155 degraus que ficou em cinzas.
Mesmo com a visitação fechada devido à pandemia de Covid-19, a suspeita é que o fogo devastador tenha sido provocado. “São muitos focos de incêndio que só posso dizer serem intencionais. Ontem cedo eu estava passando depois da ponte do Rio Paraguai e tinha um foco de incêndio, mesmo com os esforços dos bombeiros, o fogo se alastrou com muita rapidez e, à tarde, as chamas já tinha tomado conta”, disse Francis.
Rodinei Crescêncio
Em 2018, a reportagem do RD News, visitou a dolina, para conhecer suas águas milagrosas e lendas. Deparou-se com uma lagoa cristalina, que durante período de seca tem a coloração azul e, em épocas mais chuvosas, muda de cor e fica verde. Alguns acreditam que, há milhões de anos, foi formada através do rompimento de placas tectônicas. Outros, que se abriu com a queda de um meteoro. Existem outras dolinas espalhadas pelo mundo, mas poucas delas têm tantas histórias para se ouvir ou contar.
Fonte: RD News