O governador Mauro Mendes (DEM) contraiu um empréstimo de R$ 550 milhões junto à Caixa Econômica Federal (CEF) nesta quarta-feira (9) para a construção de 5 mil pontes no estado. Com o recurso, segundo o governo, também serão adquiridos equipamentos rodoviários, materiais e insumos destinados à execução de obras de infraestrutura em Mato Grosso. O empréstimo foi aprovado pela Assembleia Legislativa.
Dos recursos oriundos do financiamento, aproximadamente R$ 255 milhões serão destinados para a construção de 60 pontes de concreto em diversas rodovias estruturantes do Estado. Dentre elas, as MTs 100, 110, 130, 140 e 220, contemplando todas as regiões de Mato Grosso. Outros R$ 177 milhões serão destinados ainda para a aquisição de 5 mil metros de bueiros metálicos, 22 mil metros lineares de aduelas de concreto e 900 pares de conjuntos de vigas metálicas e lajes pré-moldadas.
Esse conjunto de materiais e insumos atenderá à demanda dos municípios por obras de arte especiais, tanto nas rodovias estaduais, quanto em rodovias municipais.
Isso porque, com a aquisição desses materiais, será possível a substituição de pontes de madeira por pontes com estrutura de vigas metálicas, de aduelas e de bueiros, totalizando até 5 mil obras de arte especiais.
Além desses investimentos, outros R$ 118 milhões serão utilizados para a aquisição de 175 máquinas e equipamentos, sendo 100 moto-niveladoras, 30 pás-carregadeiras, 30 escavadeiras hidráulicas e 15 pranchas para a manutenção de rodovias não-pavimentadas. Essas aquisições ocorrerão por meio de parcerias com prefeituras, associações e consórcios intermunicipais.
A operação financeira realizada pertence à linha de crédito do programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), com juros de até 4,69% ao ano e prazo de amortização de 96 meses, com carência de 24 meses.
Essa é considerada a maior operação de crédito já realizada pela CEF, que foi concedida em razão da atual saúde financeira que Mato Grosso apresenta, de acordo com o superintendente da Caixa Econômica Federal (CEF) em Mato Grosso, João Henrique Cruz de Oliveira.
O vice-governador Otaviano Pivetta destacou a importância da parceria da Caixa Econômica e do Governo de Mato Grosso para viabilizar esse programa de infraestrutura, pois ainda são inúmeras as regiões que possuem apenas o mínimo da infraestrutura rodoviária e precisam das estradas e pontes para proporcionar também saúde, educação, melhoria da qualidade de vida e dignidade aos mato-grossenses, além da geração de novas oportunidades.
Para que os municípios possam ser beneficiados com o programa é necessário que as prefeituras, associações e consórcios intermunicipais interessados apresentem à Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística um projeto-básico e demais documentos necessários à formalização de convênios e parcerias junto à secretaria.
O projeto-básico precisa conter a coordenada e a rodovia onde a ponte deverá ser executada, um estudo hidrológico mostrando a necessidade da obra e uma anotação de responsabilidade técnica assinada por um engenheiro. Já os documentos necessários à formalização de convênios estão listados no site da Sinfra, conforme explica o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira.
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Com informações do G1 MT
O governador Mauro Mendes afirmou que a assinatura do contrato com a Caixa Econômica Federal, nesta quarta-feira (09.09), vai resolver “de forma definitiva” o problema das pontes precárias de madeira em Mato Grosso.
Mendes e o superintendente da Caixa em Mato Grosso, João Henrique Cruz de Oliveira, assinaram o contrato de operação de crédito de R$ 550 milhões em solenidade no Palácio Paiaguás, em Cuiabá.
O contrato vai permitir a construção de até 5 mil pontes em dezenas de municípios de todas as regiões de Mato Grosso, contemplando diversas rodovias estruturantes do Estado, como as MTs 100, 110, 130, 140 e 220.
O recurso vai permitir também a aquisição de equipamentos rodoviários, materiais e insumos destinados à execução de obras de infraestrutura no estado.
“O programa vai ser desenvolvido com o Estado comprando os equipamentos e chamaremos as prefeituras que vão entrar com a execução disso. Vamos fazer essa parceria com os 141 municípios e eles vão providenciar a instalação. Se fossemos fazer um processo normal, levaríamos décadas para fazer 5 mil pontes”, destacou o governador.
Mauro Mendes explicou que serão construídas 60 pontes de concreto e outras 5.000 pontes com estrutura de vigas metálicas, de aduelas e de bueiros, em substituição às precárias pontes de madeira, para atender a demanda das rodovias estaduais e municipais.
“Se nós somarmos o que será executado, é seguramente o maior programa de construção de pontes do Brasil. Haverá também economicidade, não precisando todo ano o prefeito e o estado ficarem trocando pontes com defeitos. Estaremos resolvendo de forma definitiva esse problema”, assegurou.
Também serão adquiridos, via contrato, máquinas e equipamentos, como 100 motos niveladoras, 30 pás carregadeiras, 30 escavadeiras hidráulicas e 15 pranchas para a manutenção de rodovias não-pavimentadas, que ocorrerá por meio de parcerias com prefeituras, associações e consórcios intermunicipais.
“Agradeço a Assembleia Legislativa que aprovou rapidamente o projeto que permitiu a assinatura desse contrato. E a todos os nossos parceiros do Governo do Estado e da bancada federal, assim como a Caixa Econômica”, finalizou.
Também participaram da solenidade o vice-governador Otaviano Pivetta; o senador Jayme Campos; os deputados federais Neri Geller e Carlos Bezerra; os deputados estaduais Dilmar Dal Bosco, Nininho, Sebastião Rezende, Silvio Favero, Wilson Santos, Dr. João, Valmir Moretto, Paulo Araújo; e secretários de Estado.
A operação
A operação financeira pertence à linha de crédito do programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), com juros de até 5,7% ao ano e prazo de amortização de 96 meses, com carência de 24 meses.