O aumento de 229 (dados SES/2018) para cerca de 600 agentes comunitários de saúde e agentes de endemias, no médio e longo prazo, tende a reduzir em quase 50% a busca por atendimento no Hospital e Pronto Socorro e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Várzea Grande. A tese é sustentada pelo candidato a prefeito Flávio Frical Vargas (PSB) ao garantir que, até 2024, Várzea Grande vai ter um avanço considerável no atendimento, na rede básica de saúde.
“Se a administração municipal assegurar um atendimento preventivo e adequado, com agentes de saúde, além de melhorar a qualidade do Centro de Saúde e o Programa Saúde da Família (PSF), ainda vai aliviar consideravelmente a pressão no Pronto Socorro e nas UPAs. É uma equação simples”, avaliou Frical, em resposta a interlocutores do Jardim União (Cristo Rei).
O compromisso foi firmado por Flávio Frical em contato com profissionais da área de saúde. Ele se comprometeu em inserir, no plano de governo que está sendo discutido com a sociedade várzea-grandense, a prioridade à saúde preventiva.
Flávio quer debater com o governo de Mato Grosso e a União mecanismos que possam aprimorar o financiamento da saúde.
“É certo que o município fica com a maior fatia do problema e é justo que o investimento da União seja ampliado, assim como do Estado”, disparou o pré-candidato do PSB.
Algumas das famílias mais respeitadas de Várzea Grande estão abrindo as portas para Fávio Frical levar e debater e sua mensagem, por considerarem que é o único capaz de preparar a cidade para o futuro.
“Tenho netos que estão necessitando de atendimento de saúde e de emprego. E, lógico, se não tiverem opção, em Várzea Grande, vão ser obrigados a buscar em outra cidade, como Cuiabá”, justificou o líder comunitário Bernando Faustino de Almeida, o popular Tonga, do Jardim União (Cristo Rei).
Considerada decana da família, dona Angelina Costa Neves, 84 anos, profetizou que Flávio Vargas vai melhorar a saúde de Várzea Grande e será lembrado por décadas. “Eu vejo nele um homem extremamente comprometido com os mais necessidades da nossa cidade. Ele vai fazer a diferença”, sentenciou dona Angelina Neves.