Por: Dilemário Alencar
Anualmente, na data de 28 de agosto, é comemorado o Dia do Bancário. É um dia para comemoração, mas também de reflexão para essa importante categoria, que sempre lutou por dias melhores através da sua entidade representativa, o Sindicato dos Bancários, o qual eu tive o orgulho de ser presidente.
A história registra que, no dia 28 de agosto de 1951, os bancários da cidade de São Paulo deflagraram uma greve histórica, que também foi acompanhada por bancários de outras cidades do Brasil. A greve durou 69 dias, onde a categoria enfrentou uma forte repressão na luta por reajuste salarial e melhores condições de trabalho.
Essa histórica greve tornou-se um marco para os bancários, pois além das conquistas econômicas e sociais, arrancadas dos banqueiros, naquela época, o movimento fez surgir sindicatos de bancários em vários pontos do país, unificando e fortalecendo a organização da categoria.
A data de 28 de agosto foi oficializada como Dia do Bancário por deliberação do 4º Congresso Nacional dos Bancários, em 1952, mas, só em 1964, o Dia do Bancário foi instituído oficialmente no calendário brasileiro, através da Lei nº 4.368.
Em Mato Grosso, a organização da categoria começou por Cuiabá, no dia 30 de janeiro de 1953, com a criação da Associação dos Bancários no Mato Grosso, dando assim início à luta da categoria para modificar a realidade de exploração a que os bancários eram submetidos, tendo que cumprir uma jornada diária de 10 horas de trabalho.
Para garantir a legitimidade da representação da classe, no dia 27 de outubro de 1962, em Assembleia Extraordinária realizada no Palácio da Instrução, foi fundado o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários no Estado de Mato Grosso, o SEEB/MT.
A atual sede do Sindicato dos Bancários, que funciona na Rua Barão de Melgaço, foi construída em terreno doado pela Prefeitura de Cuiabá, na gestão do então prefeito Vicente Emílio Vuolo, no dia 28 de abril de 1964, com a unânime aprovação dos vereadores daquela legislatura.
Em 1963, o sindicato foi oficialmente reconhecido como entidade representativa dos bancários em Mato Grosso, quando recebeu a Carta Sindical do Ministério do Trabalho. Naquele ano, a entidade contava com 1.151 bancários associados, sendo 260 que trabalhavam nas agências bancárias de Cuiabá e 891 em municípios do interior.
Neste ano de 2020, o Sindicato dos Bancários completou 67 anos de fundação. É uma entidade sindical que se tornou reconhecida pela defesa dos interesses, não somente dos bancários, mas de todos os trabalhadores e trabalhadoras.
Indubitavelmente, a categoria bancária tem uma exemplar história de luta, no qual me orgulho de ter contribuído, quando exerci o cargo de presidente do Sindicato dos Bancários. Agora, como vereador, tenho sempre defendido que essa valorosa categoria merece os aplausos e o reconhecimento pelos relevantes serviços que prestam à população de Cuiabá.
Dilemário Alencar é vereador por Cuiabá