pós circular notícia falsa de morte nesta manhã (4), Dom Pedro Casaldáliga, que está em estado delicado mas estável, prepara-se para ser transferido, ainda hoje, de avião UTI até Batatais (SP), onde receberá tratamento especializado. Com falta de ar e saúde debilitada, ele foi internado ontem (3), em um hospital de São Félix do Araguaia (a 1.149 Km de Cuiabá), de onde é bispo emérito. Aos 92 anos, o líder católico de renome internacional, ligado ao pobres, sem-terra, indígenas e outras minorias discriminadas, sofre de mal de Parkinson e também dos desgastes da idade.
Nesta manhã, Padre Marcos, superior Provincial dos Claretianos de Brasil, divulgou áudio sobre a situação de dom Pedro, inclusive para desmentir a morte. “Gostaria apenas de anunciar a todos que dom Pedro não morreu, esta notícia é falsa. Nós estamos acompanhando dom Pedro, ele não está assim bem de saúde, mas está estável, e está vindo agora para comunidade de Batatais em São Paulo, e vamos acompanhar mais de perto seu estado de saúde”. Ele pede para informar que “graças a Deus” o católico ainda resiste.
A Igreja pede mais oração por ele. Uma nota divulgada nas redes sociais emitidas por amigos do bispo informa que seu estado de saúde teve uma piora e que a transferência dele seria inviável, porque o religioso não aguentaria a viagem. Mas com a estabilização da falta de ar, houve a decisão pela transferência.
História de lutas
Como está com saúde frágil, lideranças sociais, fãs de dom Pedro e católicos estão divulgando não somente poemas de dom Pedro como também fotos históricas. Um deles postou a foto do bispo emérito, bem mais jovem, na década de 80, conversando com Lula. E comentou que a foto é da ocasião da fundação do MST. Dom Pedro é ligado à ala esquerdista da Igreja, da Teologia da Libertação. Postou ainda foto dele reunido com jovens, já mais idoso, batendo um papo informal.
A Prelazia de São Félix do Araguaia emitiu uma nota esclarecendo a situação – veja:
Diante de diversas notícias disparatadas sobre a saúde do bispo Pedro Casaldáliga, a Prelazia de São Félix do Araguaia informa que ele foi internado em São Félix (MT) já na semana passada com problemas respiratórios e agravamento do Parkinson. Como São Félix tem uma estrutura muito precária de atendimento à saúde (nenhum dos dois hospitais tem UTI), os padres que acompanham o dia a dia de Pedro, pensaram em transferi-lo para um lugar com melhores condições.
Os padres claretianos (a congregação a qual Pedro pertence) tem em Batatais (SP), uma estrutura de excelência para atendimento aos idosos e enfermos da congregação, e eles se dispuseram acolhê-lo com todo o carinho.
Estava mais ou menos prevista para ontem, segunda-feira (03), a transferência dele em teco-teco. Só que houve um agravamento nas suas condições e o médico de São Félix avaliou que seria muito complicada esta transferência, e Pedro poderia não resistir a uma viagem nestas condições. Com isso foi suspensa e foi buscada uma UTI Aérea para a transferência. Isto acontecerá, hoje (04), a qualquer hora.
Vamos aguardar. Com um atendimento melhor pode-se prolongar por mais algum tempo a sobrevida de Pedro. Vamos acompanhando com nossas orações e com nossas energias positivas.
A Prelazia de São Félix do Araguaia
Fonte: RD News