Médicos atendem de graça pacientes com sintomas de Covid por teleconsultas e presencial em MT

Fonte:

Profissionais da saúde criaram um projeto para atender voluntariamente pacientes com sintomas da Covid-19, gratuitamente. As consultas são feitas de forma online ou presencial, mediante cadastro no site do projeto Mato Grosso vencendo a Covid-19.

No início de junho, a intérprete de Libras Josilene Chiuli teve alguns dos sintomas parecidos com os da Covid-19. Procurou atendimento no posto de saúde e os problemas continuaram por alguns dias. Depois ela procurou o atendimento virtual.

“O meu maior medo é porque eu estava tomando medicamento já tinha uns 4, 5 dias e não abaixava a febre de jeito nenhum. Estava eu, minha filha e meu filho. Eles rapidinho me mandaram uma notificação falando que ia entrar em contato por vídeo chamada no WhatsApp”, afirma.

As consultas são feitas de forma online ou presencial, mediante cadastro no site do projeto Mato Grosso vencendo a Covid-19. Um dos idealizadores do Missão Covid-19, é o médico Leandro Rubio Faria e foi quem fez a consulta de Josilene.

“É um projeto sem fins lucrativos onde médicos voluntários atendem gratuitamente pacientes com sintomas da Covid-19, através da telemedicina e através de uma vídeo chamada. A gente atende pacientes de qualquer região e de qualquer cidade do nosso país. Basta que ele tenha smartphone e internet pra que a gente consiga fazer essa conexão”, afirma.

O atendimento ajuda a evitar a lotação em postos de saúde. O paciente que estiver com sintomas da Covid-19 como febre, tosse, cansaço no corpo, falta de ar, perda no olfato podem entrar no site se cadastrar e solicitar o atendimento médico.

“Uma das maiores dores que a gente resolve é evitar idas desnecessárias de pacientes pras unidades de saúde e com isso a gente evita que esse paciente saia de casa e contamine outras pessoas durante esse percurso para a unidade de saúde”, afirma.

Projetos como este tem ajudado pessoas com sintomas da Covid-19 serem atendidas com mais rapidez. Em Mato Grosso um outro grupo de médicos tem feito a diferença no tratamento do novo coronavírus.

Mato Grosso vencendo a Covid-19 surgiu em abril, sob a coordenação da médica Christiane D’Oliveira de Almeida. Ela conta que o trabalho é desenvolvido com atendimentos precoces e as consultas são feitas online ou de forma presencial que são agendadas nos bairros.

“A gente estava vendo que especialmente a população mais carente estava muito perdida. Chegava nas unidades e não tinha atendimento, não conseguia medicação. A gente tem esses dois canais de busca que é a Igreja Batista e nós temos também esse aplicativo que é o Doutorzás que você pode baixar no seu celular e encontrar o nosso projeto”, afirma.

Fonte: G1 MT