Academias e salões são considerados essenciais e devem voltar a funcionar em MT

Fonte:

O governador Mauro Mendes (DEM) vai incluir academias e salões de beleza na lista de atividades consideradas essenciais, assim como prevê o decreto do presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido). A informação, confirmada pela assessoria de comunicação do governo, foi divulgada pela deputada estadual Janaína Riva (MDB), nesta terça-feira (21), por meio de redes sociais.

Em 11 de maio, Bolsonaro incluiu as academias, barbearias e salões de beleza nas atividades consideradas essenciais, em decisão que gerou polêmica por todo o país. Dois meses depois da decisão federal, o chefe do Executivo estadual decidiu seguir a mesma linha. Um novo decreto, com a alteração deve ser publicado em breve.

Entretanto, mesmo com a inclusão por parte do Estado, os salões e academias terão de aguardar as autorizações municipais para que os estabelecimentos retomem o funcionamento. “Acabei de falar com o secretário da Casa Civil Mauro Carvalho e soube por ele que o Governo decidiu fazer como o Governo Federal e decretar academias e salões de beleza como atividade essencial”, disse a deputada em um vídeo publicado nas redes sociais.

“Quero parabenizar o governo e tenho certeza que vai ser um avanço na luta das academias, agora cabe trabalhar com os prefeitos, mas por parte do estado menos um obstáculo”, completou.

Procurada pela reportagem, a Prefeitura de Cuiabá explicou que irá aguardar a publicação do novo decreto para se pronunciar. Já a gestão de Várzea Grande esclareceu que a prefeita Lucimar Campos (DEM) apoia a reabertura das academias, desde que obedecendo todas as medidas de contenção da Covid-19, e que uma reunião foi agendada com o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus.

Segundo a Procuradoria Geral de Várzea Grande, caso seja publicado, o decreto estadual suspenderá o efeito da decisão do juiz José Leite Lindote, da 1º Vara de Fazenda Pública, no que se refere às academias. Na decisão, o magistrado impôs o fechamento de todas as atividades não-essenciais, incluindo academias, barbearias e salões de beleza até a próxima quinta-feira (23), no âmbito de Cuiabá e Várzea Grande.

Números da pandemia

Até a última atualização da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), na segunda-feira (20), Mato Grosso registrou, 35.673 casos confirmados de Covid-19 e 1.386 óbitos pela doença no Estado. Cuiabá e Várzea Grande continuam sendo os municípios mato-grossenses com o maior quadro de contaminação, com 7.698 casos e 2.709, respectivamente.

Fonte: Hipernotícias