O ato ocorreu no Centro de Cuiabá e também teve o intuito de se solidarizar com familiares e amigos dos profissionais da saúde que perderam a vida pelo coronavírus.
Uma manifestação foi realizada nesse domingo (21), em Cuiabá, em homenagem aos profissionais de saúde mortos em decorrência da Covid-19 e contra a exoneração de 12 profissionais da saúde anunciada pela prefeitura.
Os servidores foram exonerados depois que uma vistoria encontrou Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) nos armários dos servidores, no Pronto Socorro de Cuiabá. A unidade atende pacientes com Covid-19, atualmente.
A manifestação ocorreu no centro de Cuiabá e também teve o intuito de se solidarizar com familiares e amigos dos profissionais da saúde que perderam a vida pelo coronavírus.
A Secretaria de Saúde de Cuiabá informou que a vistoria foi feita depois de reclamações do superintendente do hospital quanto à falta de EPIs na unidade hospitalar.
Os servidores alegam que a acusação é injusta. “Não estamos roubando EPI nenhum. Se não uso todos, o que eu faço, vou levar esse material para casa? Não vou. Tiro e guardo no armário”, afirmou o diretor do Sindicato dos Profissionais de Enfermagem (Sinpen).
“Nesse momento o que está sendo feito é uma desvalorização em massa da equipe de enfermagem, tendo EPI, não tendo, EPI de baixa qualidade”, disse Lígia Cristiane Arfeli, conselheira do Conselho Estadual de Enfermagem (Coren).
Os manifestantes ainda pediram mais segurança, como equipamentos de proteção individual no ambiente de trabalho. O manifesto foi pacífico e ocorreu na Igreja de São Benedito.
Fonte: G1