Governo: Médicos devem iniciar tratamento da Covid nos primeiros sintomas para desafogar UTIs

Fonte:

O Governo do Estado e as prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande discutem a adoção de um protocolo terapêutico para o tratamento dos pacientes que apresentarem os primeiros sintomas da covid-19.

Segundo o secretário Gilberto Figueiredo, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) já desenhou esse estudo e irá discutir o assunto com uma comissão de médicos. Gilberto comentou que a recomendação inicial era que os pacientes só procurassem as unidades de saúde quando estivessem com muito desconforto respiratório, no entanto, ele cita que essa opção não tem apresentado melhores resultados.

Ele disse que o objetivo desse protocolo é antecipar o tratamento antes que o paciente necessite de internação. O secretário ressaltou que a maioria das pessoas infectadas pela covid-19 tem chegado às unidades de tratamento de referência em estado grave de saúde e indo direto para Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

“Essa decisão de reunir profissionais médicos é no sentido de desenharmos um protocolo básico para antecipar a necessidade de tratamento, antes de chegar a uma unidade hospitalar, ou seja, antes da internação, já que há alguma taxa de sucesso em alguns estados nessa iniciativa, porém, ela é de exclusividade do médico, receitar remédio, ou seja, não é nossa intenção fazer teste em grupo e pacotinho de remédio para distribuir na cidade”, disse Figueiredo.

“É por isso que estamos propondo aos municípios de Cuiabá e Várzea Grande que haja nesse momento uma discussão face ao estado agravado de pacientes que estão chegando às unidades de referência. Eles estão chegando com estado de saúde muito grave e aí praticamente não dá tempo nem de passar pela enfermaria, estão indo direto à UTI”, complementou.

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB) comentou que a distribuição de kits de medicamentos está sendo avaliado pela comissão.

“Estabelecemos uma comissão de médicos que vai discutir o tratamento farmacológico no combate à covid-19, são os chamados kits para o tratamento da covid, também chamado de tratamento precoce já utilizado por alguns estados, algumas capitais e alguns municípios com grande alcance da lista de curados, principalmente da primeira fase, que é fase dos sintomas leves”, disse.

“Vamos estudar a eficácia desse tratamento. Uma comissão de médicos, de doutores, onde será ouvido o CRM [Conselho Regional de Medicina] para analisar a eficácia e segurança deste tratamento farmacológico para salvar vidas e proteger a vida das pessoas”, completou.

Fonte: Repórter MT