Várzea Grande registrou nesta quinta-feira (28) o décimo óbito em decorrência das complicações da Covid-19, o novo coronavírus. A vítima, identificada como Maria Dorotéia, era idosa, apresentava comorbidades e residia no bairro Mapim. Com isso, o munícipio mantém a liderança de mortes pelo coronavírus em Mato Grosso, ultrapassando Cuiabá, pelo segundo dia consecutivo. O caso fica ainda mais alarmante quando se compara o número de mortes por casos de contaminação.
Enquanto Cuiabá registrou até o momento 8 mortes para um total de 655 casos de contágio, Várzea Grande atingiu 10 mortes para 203 casos — uma taxa de letalidade de 4,92%, contra 1,22% a Capital. Rondonópolis vem em terceiro lugar em números absolutos de mortes, mas em segundo em taxa de letalidade: 5 mortes para 162 casos, ou seja, 3,08% de taxa de letalidade.
Segundo o que informou a prefeitura, Maria Dorotéia, de 61 anos, faleceu na última segunda-feira, 25 de maio, mas os resultados dos exames só confirmaram a causa da morte nessa quinta-feira (28).
A vítima procurou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Ipase apresentando sintomas de febre, tosse seca e coriza, mas ainda não relatava falta de ar. Após seis dias de sintomas, o quadro evoluiu para esforço respiratório, levando ao óbito.
Nos dias 26 e 27 de maio, Várzea Grande também notificou óbitos em decorrência da Covid-19. Na terça-feira (26), morreu o técnico em telecomunicações, Maurício Apolônio da Silva, de 42 anos, que, assim como Maria Doratéia, apresentava comorbidades.
Já no dia 27, faleceu também por complicações da Covid-19, a adolescente Gabrielle Aparecida Araujo Bastos, de 17 anos, que ficou internada em estado grave por 10 dias. A jovem apresentava quadro de rinite alérgica e obesidade.
O Comitê de Enfrentamento e a Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande lamentaram o décimo óbito registrado no município e destacaram a importância do isolamento social e das medidas de biossegurança para conter o avanço da epidemia na cidade.
“O Comitê de Enfrentamento e a Secretaria Municipal de Saúde, ambos de Várzea Grande, reforçam a importância do isolamento social e home office para aqueles que podem e para os que necessitam sair para trabalhar que adotem as medidas de segurança como distância de 1,5 metros entre as pessoas, uso continuo de máscaras e luvas quando necessário, bem como, meios de higienização rigorosos como água e sabão e álcool gel”, diz nota.
Nessa quinta-feira (28), conforme aponta o boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), o número de casos de Covid-19 em Mato Grosso ultrapassou os 2 mil, com 2.085 notificações. Também foram registradas 54 mortes pela doença no estado.
Fonte: Hipernotícias