Lojistas de Cuiabá se reinventam para atender os consumidores em busca de presentes para o Dia das Mães, comemorado no próximo domingo (10). Apesar de várias pesquisas divulgadas esta semana apontarem queda nas vendas, por conta da pandemia do Covid-19 e das medidas de isolamento social, comerciantes se esforçam para concretizar as vendas nesta que é uma das melhores datas do ano para o comércio. Compras pelas redes sociais, aplicativo de mensagens, promoções além do serviço delivery são as soluções encontradas pelos lojistas para amenizar as perdas neste período.
Segundo pesquisa divulgada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), aproximadamente 67% da população de Cuiabá deve presentear as mães e apesar da pandemia de coronavírus, a expectativa de vendas é melhor do que no mês abril.
Já a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que a crise provocada pelo novo coronavírus acarretará queda histórica do volume de vendas no varejo. Em comparação com o ano passado. A entidade projeta um encolhimento de 59,2% no faturamento real do setor na data.
Para alguns lojistas da Capital, a situação é um pouco melhor e chega a surpreender. O gerente da rede de lojas Moda Verão, Gilson “Lindo” Siqueira Camargo, destaca que apesar do movimento de pessoas nas lojas ter diminuído consideravelmente, e por conta do decreto municipal a loja estar funcionando com horário reduzido, as vendas estão acima do esperado.
“Comparado com o mesmo período do ano passado, esta semana tivemos uma queda de 15% nas vendas, o que para nós é um cenário melhor que esperávamos. Por mais que tenhamos menos gente nas lojas e nas ruas, percebemos que diferentemente dos outros anos, quando as famílias vinham completas para as compras, agora uma única pessoa faz as compras para todos da casa”, explica.
Outro fator inesperado que pode melhorar um pouco mais as vendas até o fim da semana é a frente fria que chegou à Capital na manhã desta quinta-feira (7). “Para nós esse friozinho pode aquecer um pouco mais as vendas. Famílias com crianças pequenas normalmente precisam comprar roupa de frio todo ano, pois as do ano anterior podem não servir mais, o contrário dos adultos, que normalmente possuem agasalhos para uns dois ou três dias de baixas temperaturas”, conta Gilson.
Para os comerciantes que possuem lojas nos shoppings de Cuiabá, a situação é bem diferente. É o caso da empresária Vânia Haddad Borro, que tem duas lojas em shoppings da capital, ambas fechadas por causa do decreto municipal. Ela precisou se reinventar e mudar o plano de ação de suas lojas de calçados. “Recorremos ao nosso banco de dados dos clientes e para continuar trabalhando começamos a fazer uso da tecnologia para superar este momento. As vendas online são a nossa realidade neste momento, nossas vendas hoje se resumem ao aplicativo de mensagens e redes sociais”, afirma.
“Melhor vender pouco do que não vender nada. Infelizmente, não podemos atender da forma que gostamos e somos bons, mas não podemos deixar de atender nossos clientes e oferecer um atendimento diferenciado principalmente nesta data tão especial que é o Dia das Mães”, reforça.
Vânia que é proprietária da Mr. Cat, revela que além das vendas online a empresa investiu no serviço de delivery. “Após o cliente decidir qual produto vai adquirir, enviamos o modelo com duas numerações diferentes. O cliente prova e escolhe o que vai ficar, o outro volta para nosso estoque para ser higienizado e guardado novamente”, ressalta.
O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Calçados e Couros do Estado de Mato Grosso (Sincalco/MT), Junior Macagnam, destaca que apesar do momento ruim, os lojistas do setor contam com a paixão das mães e mulheres em receber calçados de presente.
“Mesmo com todo o cenário de crise que estamos vivendo na atualidade, com um prejuízo incalculável para o setor do comércio, o Dia das Mães é uma data que poderá gerar alívio para alguns comerciantes. Sapatos, bolsas, cosméticos e claro, os produtos eletrônicos, estão entre os preferidos das mamães”, afirma.