Logo após o primeiro caso de Covid-19 em Mato Grosso, especialistas na área de saúde montaram uma força- tarefa para contribuir com informações e trabalhos técnicos especializados na gestão e controle do vírus.
A equipe foi formada por 4 professores especialistas em virologia, a Dra. Renata Dezengrini Slhessarenko, virologista da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), explica que o objetivo da equipe foi desenvolver diagnósticos em pesquisa do Covid-19, usando a experiência e conhecimentos científicos , bem como a estrutura que é disponível em laboratórios locais.
“Temos laboratórios de competência para realizar testes do Covid-19, com métodos padrão mais apurados com referências do Ministério da Saúde, podemos citar o laboratório do Hospital Jülio Muller com estrutura e equipamentos prontos sem a necessidade de muita adaptação, pois aqui já fazemos vários controles de outros agentes, essa estrutura de pesquisa foi montada com ajuda de recursos da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) há alguns anos, para pesquisadores desenvolverem técnicas de estudos de outros agentes virais”, destaca a Dra. Dezengrini ”.
Suspeitos de contaminação, pacientes ou profissionais do Hospital, podem ser submetidos ao teste,colhido no ambulatório e enviado ao laboratório, o resultado pode ser diagnosticado em até 24 horas de acordo com a demanda, com técnicas apuradas que propiciam mais eficiência e confiabilidade.