Cuiabá foi a última capital brasileira a registrar morte por coronavírus

Fonte:

Com a notícia da primeira morte por coronavírus na cidade de Palmas, capital do Tocantins, anunciada na quarta-feira (15), Cuiabá se tornou, a única capital brasileira sem o registro de óbito pela doença. Isso até ontem. No entanto, nesta quinta-feira, a Secretaria de Estado de Saúde foi informada sobre a primeira morte por Covid-19 em Cuiabá. Este é o quinto óbito registrado no Estado.

Este caso é de um idoso de 79 anos que morreu sendo atendido pelo setor privado. Não há informações detalhadas se ele tinha alguma outra comorbidade além da idade, que o enquadrava no grupo de risco, como diabetes, doenças respiratórias crônicas, problemas cardíacos e outros.

A informação foi repassada pela Secretaria Municipal de Saúde e deve constar no próximo Boletim, que será publicado no fim da tarde desta quinta-feira (16). Até o momento, a capital mato-grossense notificou 79 casos da doença.

Mesmo com o óbito que será informado nesta quinta-feira, Mato Grosso continua como um dos estados brasileiros com menor número de vítimas fatais. Até agora foram registrados cinco óbitos no estado, sendo residentes em Lucas do Rio Verde, Rondonópolis, Cáceres, Aripuanã e agora a capital.

Até a tarde desta quarta-feira (15), foram 151 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso. Os casos confirmados estão em Cuiabá (79), Rondonópolis (23), Sinop (11), Várzea Grande (7), Tangará da Serra (5), São José dos Quatro Marcos (4), Primavera do Leste (4), Cáceres (2), Aripuanã (2), União do Sul (1), Pontes e Lacerda (1), Nova Mutum (1), Nova Monte Verde (1), Lucas do Rio Verde (1), Lambari D’Oeste (1), Conquista D’oeste (1) Canarana (1), Campo Novo do Parecis (1), Alta Floresta (1) e em residentes de outros Estados (4).

Até terça-feira, estavam registrados 138 casos. Nas últimas 24 horas, surgiram 13 novas confirmações nos municípios de Cuiabá (4), Rondonópolis (1), Várzea Grande (1), São José dos Quatro Marcos (2), Primavera do Leste (3), Conquista D’Oeste (1) e de pacientes de outros estados (1).

Dos 151 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 99 estão em isolamento domiciliar, 42 estão recuperados e 6 estão hospitalizados – sendo todos em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Considerando o número de casos confirmados em Mato Grosso, 62% dos diagnosticados são do sexo feminino e 38% masculino; além disso, 84 pacientes têm faixa etária entre 36 a 55 anos. O documento ainda aponta que um total de 1.244 amostras já foram processadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) e que, atualmente, restam 101 amostras em análise laboratorial.

Os pacientes são devidamente acompanhados pelas equipes de Vigilância Epidemiológica do Estado e dos municípios. Mais informações estão detalhadas na Nota Informativa divulgada diariamente pela SES, sempre a partir das 17h.