Com 300 anos de idade, Cuiabá é uma capital que tem muita história. Uma parte disso, na década de 1940 é exibida em um vídeo com várias imagens, onde mostra a evolução da cidade. O uso comercial do Rio Cuiabá, lançamento da ponte para travessia de pedestres e veículos. Além de importantes pontos que marcaram o crescimento da cidade, como a sede do governo e templos religiosos que demonstram a fé da comunidade.
Com filmagem de Nilo Oliveira Vellozo, o vídeo faz parte do acervo fundo de Serviço de Proteção ao Índio (SPI) e foi publicado no grupo Cuiabá de Antigamente, no domingo (9). O grupo tem 96 mil membros que compartilham lembranças da capital de décadas passadas.
No vídeo, homem transportam sacos de produtos locais que serão levados para outras localidades por meio de navios que navegam pelo rio. Destaca a aviação comercial, em crescimento no estado, levando pessoas em viagens domésticas e para outros países. As aeronaves pousavam e decolavam do Aeroclube Mato Grosso.
“Cidade verde. Cidade marco do Brasil central, sentinela altiva de uma raça forte. Tu bens representa a força hercúlea de nossos antepassados”, diz o narrador.
A narrativa ressalta o desenvolvimento da cidade ao atrair para cá pessoas interessadas na extração de ouro e borracha.
Ainda arborizada, pessoas caminham tranquilamente pelas praças da cidade, com foco na Alencastro com seus banquinhos, enormes palmeiras.
O Palácio da Justiça, Grande Hotel, Santa Casa, Secretaria Geral ganham destaque entre os principais prédios da cidade na época. As igrejas também celebram a religiosidade da cidade.
Com quase 14 minutos, a filmagem celebra tempos em que as ruas de Cuiabá eram feitas de paralelepípedo, os homens usavam chapéus e ternos e a mulheres saias e blasers e as praças eram o ponto de encontro da comunidade cuiabana.
Veja o vídeo:
Fonte: Da Redação/Gazeta Digital