Diante da tragédia ocorrida no último dia 31, na qual duas crianças foram atropeladas e mortas na Avenida dos Trabalhadores, a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) determinou ser inviável a construção de uma passarela no local, devido à largura das calçadas na região.
Ainda segundo a Semob, qualquer tipo de alteração viária ou sinalização deve obedecer a uma série de critérios estabelecidos pelo Conselho Nacional do Trânsito (Contran). Esses critérios garantem a segurança de pedestres e condutores e norteiam as ações das entidades ligadas ao trânsito no país.
O secretário também lembrou que uma equipe de Engenharia da Semob já esteve no local do acidente para avaliar o que pode ser feito para atender a demanda da população. Além disso, a Secretaria aguarda laudo pericial para que possa fazer uma avaliação completa da situação e determinar que sejam tomadas as devidas providências.
De acordo com o titular da pasta, Antenor Figueiredo, embora sua equipe trabalhe para atender aos anseios da sociedade, é preciso agir em consonância com a legislação. “Recebemos, diariamente, inúmeros pedidos que são encaminhados ao nosso setor de Engenharia, responsável por estudar a viabilidade das solicitações e realizar as intervenções necessárias.”
O atropelamento
Cleide dos Santos foi atropelada na Avenida dos Trabalhadores, em Cuiabá, no último dia 31, juntamente com os filhos Bruno dos Santos, de 8 anos, e Brenda dos Santos, de dois. As crianças morreram e a mãe continua internada, mas fora de risco, segundo familiares.
Conforme a Polícia, testemunhas estariam exaltadas no momento do atropelamento e começaram a jogar pedras na camionete Dodge Ram, onde estava o rapaz. O motorista então foi encaminhado ao Cisc do bairro Verdão para as devidas providências.
Vídeo de uma câmera de segurança mostra o momento do acidente. Nas imagens, é possível ver o momento em que a Dodge Ram, conduzida por Wesley Patrick ultrapassa um veículo, subindo a avenida dos Trabalhadores e atinge a mulher e seus dois filhos. A mais nova estava no colo da mãe.
Também é possível notar que o condutor pisa no freio e ‘joga’ a caminhonete para o lado, na tentativa de evitar a colisão com a família. A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) irá determinar a velocidade empregada pela Dodge Ram no momento da batida.
O teste do bafômetro não apontou nenhuma ingestão de álcool por parte do condutor.
Fonte: Olhar Direto