Oferta de 38 vagas atrai centenas de pessoas à procura de emprego em Cuiabá

Fonte:

Uma fila imensa se formou na manhã desta sexta-feira (6), em frente a uma empresa  de produtos siderúrgicos, localizada no Distrito Industrial, em Cuiabá, que oferecia 38 vagas de emprego. Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Mato Grosso tem 345 mil pessoas trabalhando sem carteira assinada, enquanto 148 mil estão desempregados.

Conforme publicação da empresa em rede social, as oportunidades não exigiam experiência e eram ofertadas para homens, mulheres e Pessoas Com Deficiência. Das 38 vagas, 33 são para auxiliares de produção, quatro para auxiliares de expedição e uma para auxiliar de almoxarifado.

A empresa também oferecia benefícios como vale alimentação, convênio farmácia, participação nos lucros da empresas, entre outros,  o que pode ter sido atrativo para quem procurava por emprego. Embora os candidatos devessem chegar às 8 horas da manhã, antes mesmo do horário marcado diversos desempregados já estavam em frente ao local, conforme registro de fotos.

Desemprego

O número de pessoas trabalhando sem carteira é referente aos setores privado, público e trabalhador doméstico. Somente no setor privado, o número chega a 186 mil, enquanto no público são 72 mil pessoas. Já o número de trabalhadores domésticos sem carteira chega a 87 mil. Se comparado ao mesmo período em 2018, houve um aumento de 12 mil, 9 mil e 15 mil, respectivamente.

Pessoas que trabalham por conta própria totalizam 437 mil. Deste montante, 354 mil não possuem Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), contra 83 mil que possuem. Quanto aos empregadores, 63 mil possuem CNPJ enquanto 14 mil não.

Fonte: Olhar Direto