O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que foi convidado pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) para fazer uma visita ao novo Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), comparou os serviços prestados na unidade aos que viu no serviço público de saúde da Alemanha, onde morou por alguns anos. Segundo o ministro, a qualidade do hospital mostra o nível de preocupação com os que mais dependem do serviço público.
Gilmar visitou o novo HMC na tarde desta sexta-feira (5) juntamente com o prefeito Emanuel Pinheiro e com o deputado federal Emanuelzinho (PTB). Em entrevista coletiva ele disse que durante sua formação chegou a morar por alguns anos na Alemanha, durante sua formação.
O ministro contou que ficou impressionado com o país europeu em decorrência de seu desenvolvimento equilibrado e da qualidade do serviço público, que é eficiente na educação, no transporte público e na saúde. Ele comparou a atenção dada ao serviço público na Alemanha ao que está sendo feito no novo HMC.
“[Na Alemanha] as pessoas com uma margem pequena de recursos conseguem sobreviver com dignidade, eu falava ao prefeito isso, um hospital como este mostra que se está dando atenção, dando carinho, às pessoas que de fato tem enormes carências, a gente precisa trabalhar isto no Brasil, a melhoria completa do serviço público”, disse o ministro.