Prefeita de Chapada passa mal e vai para UTI

Fonte:

A prefeita de Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá, Thelma de Oliveira (PSDB), passou mal nessa terça-feira (5) e foi levada à pressas para o hospital. Ela está internada no Hospital Santa Rosa, em Cuiabá na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Ela já passou por um procedimento de cateterismo após a obstrução de uma veia no braço e, segundo a assessoria, passa bem. Um boletim médico sobre o estado de saúde dela deve ser divulgado nas próximas horas.

A prefeita foi submetida a uma tromboembolectomia de fistula arteriovenosa dos membros superiores pelo cirurgião Angelo Lobato Campos Tenussi e permanece estável na UTI para recuperação.

Trombose

Segundo publicação do Hospital Albert Einstein, a trombose venosa profunda é a formação aguda (imediata) de coágulos (trombos) na luz das veias profundas (principais), causando obstrução total ou parcial ao fluxo sanguíneo.

Qualquer veia do corpo pode ser afetada: nas pernas a mais frequente é a veia femoral, no abdome, a ilíaca, nos braços a braquial e no pescoço a jugular interna.

O problema gera um quadro de dor e edema (inchaço) no membro afetado por dificuldade de passagem de sangue por este trajeto venoso. Além disso, pode estar associada à soltura de parte destes trombos que vão migrar diretamente aos pulmões (embolia pulmonar). Esta associação ocorre em menor ou maior grau, afetando mais da metade dos pacientes.

(Com informações do Cuiabano News/Caldeirão Político)