A secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Rosamaria de Carvalho, representando a primeira-dama do Estado de Mato Grosso, Virginia Mendes, foi uma das madrinhas na cerimônia matrimonial que uniu 13 casais de homens e mulheres gays e lésbicas, bissexuais, travestis, transexuais e intersexuais (LGBTIs).
As uniões foram concretizadas na data em que se comemora o Dia do Orgulho LGBTI, 28 de junho. Esse é o primeiro casamento comunitário para o público LGBTI do Estado, promovido pelo Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual (CMADS).
“É uma maneira de mostrar que o governo do Estado, por meio da Setasc, está presente também nas causas que envolvem o público LGBTI, principalmente na garantia dos seus direitos”, disse Rosamaria. Segundo ela, também é uma forma de celebrar o respeito por esses novos casais.
De acordo com o vice-presidente do CMADS, Clovis Arantes, o casamento é uma garantia que abre as portas para outros direitos constituídos. “Eles poderão, por exemplo, entrar em processo de adoção de crianças, serem incluídos em planos de saúde familiares, terem acesso à herança, entre outros direitos”.
Fonte: Cuiabano News