Construtora garante que vai reconstruir creche atingida por desabamento

Fonte:

A Construtora Gerencial garantiu que irá recuperar o prédio antigo da creche filantrópica Nossa Senhora do Carmo, que desabou na tarde de segunda-feira (10) em decorrência da obra de construção do Edifício Villaggio Calábria.

O local estava interditado desde novembro de 2018 pela Defesa Civil de Cuiabá devido ao risco de desabamento. Mesmo com o susto, ninguém ficou ferido.

Em nota divulgada á imprensa, a construtora informou que as obras da construção do edifício ainda não começaram o que vem ocorrendo desde janeiro de 2019 são os ensaios no solo para verificar as características e periculosidade para aí começar de fato a construção do edifício.

A Construtora informou que a contenção estava sendo realizada e faz parte dos ensaios preliminares antes do início da construção da torre do empreendimento.

No incidente, parte do prédio que atendeu uma creche que fica ao lado da construção, também foi atingida. O prédio teve paredes rachadas, com o impacto.

A creche mudou de endereço após o alerta sobre o risco de desabamento. Antes da interdição, o local chegou a atender 200 crianças da Igreja Santo Antônio. A creche mantida pela Igreja São Sebastião, no bairro Goiabeiras – antigo Cai-Cai, foi transferida justamente por causa do ambiente de insegurança, nas obras do edifício.

Testemunhas revelam que houve estrondo, quase similar à explosão de uma bomba militar. Moradores das imediações ficaram alarmados e acionaram tanto a Polícia Militar quanto o  Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso.

Veja a nota da construtora na integra

NOTA DA EMPRESA GERENCIAL CONSTRUTORA:

Diante das notícias veiculadas pela imprensa sobre o rompimento da contenção do terreno onde será construído o empreendimento Edifício Villaggio Calábria, a empresa GERENCIAL vem a público informar o seguinte:

1)- Desde o mês de janeiro de 2019 a empresa GERENCIAL vem realizando ensaios no referido terreno em decorrência das características e peculiaridades do referido solo.

2)- A contenção que estava sendo realizada e ruiu faz parte dos ensaios preliminares antes do início da construção da Torre do empreendimento, cujos ensaios foram realizados sem qualquer espécie de risco para os operários da obra;

3)- Para que os ensaios não causassem prejuízos para a vizinhança, todas as cautelas foram adotadas pela Gerencial, inclusive a mudança da Creche vizinha para outro local, tudo sob às expensas da empresa;

4)- A Gerencial já havia se comprometido desde janeiro de 2019 a recuperar o prédio antigo da referida Creche, o que ocorrerá imediatamente;

5)- A construção da Torre do Edifício Villaggio Calábria somente será iniciada após a realização de todos os ensaios e efetiva constatação de que não há qualquer risco para a contenção do terreno;

6)- A empresa Gerencial assegura aos seus clientes e ao público em geral, que as obras do Edifício Villaggio Calábria serão em breve retomadas, após a conclusão de todos os ensaios e com a certeza de que o empreendimento não trará nenhum risco para os adquirentes dos apartamentos, aos futuros moradores e que o prazo de entrega está mantido.

7)- A Gerencial é empresa genuinamente mato-grossense, fundada há mais de quarenta anos em Cuiabá, e durante a sua existência sempre cumpriu todos os compromissos com os clientes, principalmente quanto à segurança e qualidade de seus empreendimentos, prazos de entrega e apoio após a ocupação do edifício. E assim continuará atuando na sua atividade, seja em relação ao Edifício Villaggio Calábria, seja em relação a todos os seus empreendimentos.

Atenciosamente,

GERENCIAL CONSTRUTORA E ADMINISTRADORA LTDA

Saiba mais

Prédio em construção desaba e causa pânico em Cuiabá; vídeos e fotos