Você sabia? Cuiabá já foi a capital de São Paulo

Fonte:

Há quase 300 anos, Cuiabá foi a capital do Estado de São Paulo. O rei Dom João V determinou, em 1723, o deslocamento do governador da capitania de São Paulo, Dom Rodrigo Cesar de Menezes, e seu staff (equipe de governo) para as minas de Cuiabá com a finalidade de combater a provável sonegação de tributos e aumentar substancialmente a arrecadação de impostos, dentre os quais o “quinto” era o mais importante. Dom Rodrigo Cesar de Menezes era filho de Luiz Cesar de Menezes, governador-geral do Brasil e irmão de Vasco Cesar de Menezes, vice rei do Brasil no início do século XVIII.

Para chegar a Cuiabá, Dom Rodrigo levou 120 dias de viagem e trouxe aproximadamente 3 mil pessoas em 303 embarcações, sendo 23 barcos oficiais e 285 de particulares.

Em Cuiabá, Cesar de Menezes permaneceu 18 meses e 20 dias, com fama de violento, implacável e homem que não media consequências para atingir seus objetivos. Não poupava ninguém. Chegou a construir e usar uma forca para punir os condenados por sonegação. A forca foi instalada onde hoje é a praça Ipiranga.

Em primeiro de janeiro de 1727, elevou o arraial à condição de vila, com a denominação de Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá e por esse ato instalou-se oficialmente o governo da capitania de São Paulo em Cuiabá, o que duraria até fevereiro de 1728, quando Dom Rodrigo soube da nomeação de um novo governador para São Paulo.

Dom Rodrigo Cesar Menezes deixou Cuiabá empobrecida, doente e esvaziada, originando a primeira crise econômicosocial aos remanescentes e retornou a São Paulo, em junho de 1.728. Vinte anos depois seria criada a capitania de Mato Grosso, com terras desmembradas de São Paulo.

Curiosamente a primeira capital da novel capitania mato-grossense não foi Cuiabá, mas sim Vila Bela. Cuiabá só se tornaria capital de Mato Grosso em 1821.

Fonte: Da Redação/Wilson Santos (professor de História)