Gasolina batizada com 32% de etanol começa a encher seu tanque a partir de quarta-feira

Gasolina batizada com 32% de etanol começa a encher seu tanque a partir de quarta-feira
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A gasolina vendida no país passará a ter 32% de etanol a partir da próxima quarta-feira. A mistura, que foi fixada por lei em 1993 na casa dos 20%, agora passa a 32% com a justificativa de que é para segurar os preços.

A mudança eleva a mistura atual, já em absurdos 30%, e foi apresentada pelo governo como uma medida para “baratear o combustível, reduzir a dependência de importações e fortalecer o setor de biocombustíveis”. A medida foi anunciada pelo vice-presidente Geraldo Alkcmin na semana passada, em Mato Grosso.

Enquanto isso, quem tem um veículo que não é flex, ou uma moto de entrega, paga o preço na oficina. O bacana que tem importado a gasolina não está nem aí e usa a “podium”, gasolina mais pura que chega a R$ 10 por litro.

O classe média, que tem um carro padrão movido só a gasolina, é quem acaba, como sempre, pagando a conta. Enquanto isso, os usineiros, enchem os bolsos! (Repórter MT)