A Prefeitura de Cuiabá iniciou nesta semana, nas proximidades da Praça Oito de Abril, a instalação do segundo marco dos 300 Anos. Quem passa pela região já consegue notar a estrutura de aproximadamente 11 metros de altura e 5,20 de largura sendo edificada no canteiro central, situado ao lado do tradicional espaço de lazer cuiabano. A obra segue o mesmo padrão estrutural e financeiro praticado na edificação do equipamento multiuso fixado no entroncamento entre as avenidas Mato Grosso e Ten. Cel. Duarte.
Conforme o cronograma de serviço, a previsão é de que até esta sexta-feira (07) a parte de fixação do monumento esteja finalizada, restando apenas as instalações elétricas, que devem ser concluídas em meados da próxima semana. As medidas, incluindo as duas telas de LED, seguem a padronização estabelecida pelo projeto elaborado pela Secretaria Extraordinária dos 300 Anos, levando sempre em consideração as características específicas do fluxo de pessoas do local.
O trabalho está sendo coordenado pela empresa Penalux Comunicação Visual, que também é responsável pelo investimento de aproximadamente R$ 550 mil. A companhia foi uma das vencedoras do Chamamento Público, lançado pelo Município no intuito de edificar a estrutura em pelo menos três diferentes pontos da cidade, sem a utilização de recursos públicos. Um terceiro marco também está previsto para ser levantado no cruzamento entre as avenidas Historiador Rubens de Mendonça e Dr. Hélio Ribeiro.
Todos os totens possuem contornos que fazem referência à viola de cocho – instrumento enraizado na história da Capital – e, por meio dos painéis de alta resolução, são utilizados tanto para contagem regressiva dos 300 anos, quanto para a transmissão de campanhas institucionais da Prefeitura de Cuiabá. Além disso, conforme acordado em contrato, a empresa patrocinadora tem resguardado o direito de uso de 50% do tempo para exploração publicitária. A medida é válida por três anos, podendo ser prorrogada de acordo com o interesse de ambas as partes.
“A obra está caminhando de acordo com aquilo que programamos. A primeira parte está praticamente finalizada, o que nos faz acreditar que já veremos o equipamento em funcionamento na próxima semana. A Praça Oito de Abril é um local histórico de comemorações e merecia receber esse presente. E o mais importante é que esse processo está sendo executado sem a aplicação de recursos oriundos da Fonte 100 do Município, que pode aplicar o valor que seria gasto nessas estruturas em outras áreas”, avalia o prefeito Emanuel Pinheiro.
Fonte: Da Redação