A Prefeitura de Cuiabá iniciou o trabalho de radiografia do solo e projetos complementares para a instalação da passarela de pedestre em frente ao Terminal Rodoviário de Cuiabá, localizada no bairro Alvorada. O projeto arquitetônico foi definido pelo setor de engenharia da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) e tem como área de estudo a implantação do canteiro central no interior da Rodoviária até a rua Padre Roquette.
Segundo o secretário da Semob, Antenor Figueiredo, o objetivo da implantação da passarela é dar segurança à travessia do pedestre, permitindo a melhoria na mobilidade urbana. “Temos uma demanda muito grande de pessoas, usuários do transporte coletivo e motoristas que transitam diariamente nesse local, além do ponto de ônibus. Essa passarela é um anseio antigo da população e o prefeito Emanuel Pinheiro pediu uma atenção especial para esse trecho”, afirma o gestor, salientando ainda que faz parte do estudo a intervenção viária.
“Teremos a possibilidade de retirar os semáforos existentes com botoeira, trazendo maior fluidez ao trânsito. Além da instalação da passarela, está sendo feito o estudo do entorno, para avaliar o impacto que a nova obra vai gerar”, completa o gestor, esclarecendo que ainda não há uma previsão de custo, por estar em fase de análise de projetos complementares, para posteriormente chegar a um valor.
Segundo a coordenadora de Engenharia da Semob, Adrielle Martins, a primeira fase consiste na sondagem do solo, para saber a estrutura do terreno, espessura de camada, resistência e a localização do lençol freático. “Estamos iniciando o estudo de sondagem da parte do canteiro que vamos utilizar, bem como o outro da via. Como em toda obra, essa etapa é necessária para que saibamos a viabilidade e conheçamos toda a estrutura do terreno”, explica Adrielle Martins.
A obra de estruturação será 100% desenvolvida pela Prefeitura, em estrutura metálica com 5,5m de altura do solo ao piso, aproximadamente 40m de comprimento e 2,40m de largura. Será instalado gradil metálico no canteiro central, canalizando os pedestres para utilizarem obrigatoriamente a passarela. O projeto foi desenvolvido pensando na acessibilidade, conforme a NBR 9050, a Norma nacional aprovada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, contando com corrimão na rampa e alturas apropriadas, seguindo a inclinação 8.33, entre outras especificidades.
Antenor Figueiredo conta que a passarela terá as rampas e a passagem aos pedestres toda coberta. “Essa gestão tem como lema a humanização e pensando nisso, com o intuito de dar um maior conforto a quem fizer uso dessa travessia, a passarela será toda coberta, algo que não temos em Cuiabá”, finaliza o Secretário Antenor Figueiredo.
Revitalizações
Em abril o prefeito Emanuel Pinheiro entregou a revitalização da passagem de pedestres localizada na Avenida Fernando Correa da Costa. A travessia foi feita em 2001 e não passava por restauração há aproximadamente 17 anos. Essa foi a segunda passarela entregue pelo prefeito e faz parte do conjunto de obras prometidas pelo gestor em relação à acessibilidade e humanização. Em abril de 2017 foi entregue a revitalização da passarela próxima a ponte do Rio Coxipó, também na Avenida Fernando Correa.
Fonte: Da Redação