As irmãs cuiabanas Rafaela Leal, 12, e Manuela Leal, 10, começaram a carreira de atriz em grande estilo e com destaque nacional. Os trabalhos podem ser vistos no filme infantil ‘Status sem Sinal’, que estreou em janeiro na plataforma de streaming da Primve Vídeo e Clato TV. A produção foi escrita e dirigida por Thiago Coquelet, diretor conhecido por produzir obras de elenco de novelas infantis do SBT.
Em entrevista ao Gazeta Digital, a mãe das meninas, Juliana Leal da Silva, que é a auditora do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT), contou que desde cedo elas demonstravam interesse e amor pela arte. Só que antes, elas tinham vocação para a música. A Manuela, por exemplo, é uma cantora lírica.
“Elas têm uma forte ligação com a música, paixão que começou ainda em 2020, na escola onde estudam. Ambas tocam piano e flauta, fazem aulas de balé e estudam no Conservatório de Música Lorenzo Fernandes, em Cuiabá, desde 2023. A Manuela foi descoberta como cantora lírica, algo considerado raro para uma criança tão jovem. Os professores do conservatório, me disse ainda que não há conhecimento de outra criança com esse perfil vocal em Mato Grosso”, contou.
Já o interesse pela atuação surgiu em 2022, quando as irmãs foram convidadas por olheiros da Agência Vogue a participarem de um ensaio fotográfico. A partir daí, passaram a ser agenciadas e, durante esse período, foram selecionadas para um curso de encenação com o diretor Thiago Coquelet.
Por meio de testes, envio de monólogos e materiais artísticos elas conquistaram a participação no elenco do filme. As gravações ocorreram durante as férias escolares, permitindo que as crianças conciliem arte e estudos.“Elas passaram as férias se divertindo, aprendendo e vivendo a experiência de atuar com um diretor experiente em TV e cinema”, relata a mãe.
Gravado em julho de 2025, na cidade de Jundiaí, em São Paulo, o longa-metragem reúne crianças com idades entre 10 e 13 anos, e conta ainda com a participação especial da atriz Lorena Queiroz. Rafaela e Manuela representam Cuiabá.
Reprodução

“Status sem Sinal” traz uma narrativa atual e divertida ao contar a história de crianças influencers que são convidadas para passar um período em um sítio visando produzir conteúdo para as redes sociais. No entanto, ao chegarem ao local, ficam completamente sem acesso à internet. O que inicialmente gera desespero, aos poucos se transforma em descobertas, brincadeiras e conexões reais, longe das telas.
O trabalho gerou bons frutos e reconhecimentos, que Rafaela e Manuela seguem em contato com o diretor, que além de oferecer aulas online, demonstrou interesse em realizar um curso presencial em Cuiabá e já fala da possibilidade de as incluir em um novo projeto audiovisual ainda em 2026. (Gazeta Digital)





