Menino de 13 anos nada por horas e salva mãe e irmãos após temporal

Fonte:
Reprodução/FE

Um menino de 13 anos nadou durante cerca de quatro horas para buscar ajuda e salvar a própria mãe e os dois irmãos mais novos, depois que um forte temporal afastou os caiaques da família da costa, no sudoeste da Austrália. O caso aconteceu na última sexta-feira (30), na baía Geographe, em Quindalup, e mobilizou equipes de resgate aéreo e marítimo.

Em comunicado divulgado nesta terça-feira (3), a polícia australiana elogiou a atitude do adolescente. “As ações do menino de 13 anos são inestimáveis: sua determinação e coragem salvaram a vida de sua mãe e de seus irmãos”, afirmou a corporação.

A família praticava stand-up paddle e caiaque quando fortes rajadas de vento desviaram os botes infláveis para o mar aberto. Identificado pela imprensa local como Austin Appelbee, o jovem tentou remar de volta, mas seu caiaque começou a inundar. Seguindo a orientação da mãe, ele decidiu retornar à costa para pedir ajuda.

Austin nadou cerca de quatro quilômetros em condições adversas, com pouca luz e mar agitado. Após alcançar a praia em segurança, ainda percorreu cerca de dois quilômetros correndo até encontrar um telefone para acionar o resgate.

Quando os socorristas chegaram ao local indicado, a mãe do adolescente, Joanne Appelbee, de 47 anos, e os outros dois filhos, de 12 e 8 anos, estavam agarrados a uma prancha de stand-up paddle, a quase 14 quilômetros da costa. Eles foram localizados por um helicóptero por volta das 20h30, depois de passarem quase dez horas na água.

À emissora pública ABC, Austin contou que inicialmente nadava usando um colete salva-vidas, mas decidiu abandoná-lo após cerca de duas horas para conseguir avançar com mais agilidade. A imprensa local descreveu o adolescente como um herói.

Segundo Joanne Appelbee, uma das decisões mais difíceis foi pedir ao filho que buscasse ajuda sozinho. “Tente chegar à costa e conseguir ajuda, isso pode ficar muito sério muito rápido”, relatou ter dito ao menino. (Folha do Estado)