Perseguição policial termina em tiroteio, morte e pânico em área nobre

Fonte:
Rerodução

Um intenso confronto armado em plena Avenida Brigadeiro Faria Lima, na zona oeste de São Paulo, terminou com um suspeito morto e outro baleado na tarde desta terça-feira (3). O tiroteio foi o desfecho de uma perseguição policial iniciada após uma tentativa de assalto a uma residência de alto padrão no Morumbi, onde criminosos fizeram reféns e roubaram joias.

Durante a fuga, os suspeitos trocaram tiros com policiais civis do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), ação que foi registrada por câmeras de segurança e terminou em uma das vias mais movimentadas da capital paulista.

No vídeo, é possível ver o veículo prata ocupado por dois suspeitos parando em um semáforo, quando é alcançado por uma viatura do Deic. Os policiais descem rapidamente do carro e efetuam disparos contra os ocupantes, dando fim à fuga iniciada após a invasão a uma mansão no bairro do Morumbi, na zona oeste da capital.

A ocorrência começou quando cinco criminosos invadiram o imóvel, renderam uma diarista, que foi amarrada e trancada no banheiro, e recolheram objetos de valor.

Após o crime, os assaltantes se dispersaram durante a fuga, o que deu início a uma perseguição policial que durou cerca de 23 minutos. Três suspeitos foram localizados ainda nas imediações da mansão invadida e acabaram baleados durante a abordagem, sendo socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Outros dois conseguiram escapar inicialmente em um veículo e seguiram em direção à Avenida Brigadeiro Faria Lima, onde a perseguição continuou.

O cerco policial foi encerrado no cruzamento com a Avenida Cidade Jardim, onde ocorreu uma nova troca de tiros. Um dos suspeitos foi atingido, detido e encaminhado a uma unidade de saúde, enquanto o outro não resistiu aos ferimentos e morreu no local. A ação causou pânico entre motoristas e pedestres e levou à interdição da Faria Lima, no sentido da Avenida Juscelino Kubitschek, por várias horas.

A ação já vinha sendo monitorada pela Polícia Civil, que tinha informações prévias sobre a intenção do grupo de atacar residências de alto padrão.

De acordo com o delegado-geral da Polícia Civil, Artur Dian, o grupo criminoso agia de forma oportunista. “Eles atuavam por tentativa e erro, escolhendo alvos de alto padrão”, afirmou. Já o secretário da Segurança Pública, Osvaldo Nico Gonçalves, confirmou que os suspeitos baleados na Faria Lima estavam em fuga no momento da abordagem.

A Secretaria de Segurança Pública informou, em nota, que todas as circunstâncias do confronto serão apuradas, e o caso será formalmente registrado pelas autoridades competentes.

Até o fim da tarde, viaturas da Polícia Civil ainda permaneciam no local do tiroteio. (Folha do Estado)

Veja vídeo: