O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) informou, por meio de nota, que irá flexibilizar as regras da prova prática de direção no estado. Entre as mudanças está a liberação do uso de carros automáticos e a exclusão da baliza e da rampa como etapas eliminatórias do exame.
Conforme informado pelo Detran, as mudanças ocorrem para ficar em conformidade com a legislação nacional vigente. “O Detran-MT reforça que todas as mudanças adotadas seguirão estritamente os parâmetros definidos pela normativa nacional, assegurando a segurança viária e a padronização dos procedimentos de habilitação”, diz a nota.
O Departamento esclareceu, por fim, que as mudanças passarão a ter vigência a partir do dia 10 de fevereiro de 2026.
Mudanças no processo de obtenção da CNH
Ainda em dezembro de 2025, o Detran-MT acionou a Justiça Federal para pedir a suspensão das novas regras para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no estado de Mato Grosso. À época, a medida foi concedida pelo juiz Cesar Augusto Bearsi, da 3ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária de Mato Grosso.
Um mês depois, o presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), desembargador João Batista Moreira, decidiu que as novas regras do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que simplificam a obtenção da primeira carteira de motorista, continuariam valendo em todo o país, suspendendo a liminar que havia sido concedida ao Detran-MT. (RD News)





