As inscrições para o concurso público para o cargo de defensor público de Mato Grosso terminam nesta quarta-feira (28), às 23h59 (horário de Brasília). O certame oferece 30 vagas para o cargo de defensor público de primeira classe, o nível inicial da carreira, bem como cadastro de reserva. As inscrições devem ser realizadas no site da banca examinadora – Fundação Carlos Chagas.
O edital da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT) foi publicado no Diário Oficial no dia 10 de dezembro de 2025. De acordo com o edital, o subsídio do cargo de defensor público de primeira classe é de R$ 35,6 mil. Os candidatos devem possuir diploma de bacharel em Direito e comprovar tempo de atividade jurídica de, no mínimo, três anos até a data da posse.
O processo seletivo será composto por prova preliminar objetiva, provas escritas específicas, prova oral e avaliação de títulos. Segundo o edital, serão reservadas 20% das vagas existentes aos candidatos negros (pretos e pardos) e quilombolas; 5% serão reservados aos candidatos indígenas e 2% aos candidatos transgêneros, conforme a lei.
Será assegurada também a reserva de 10% das vagas ofertadas neste concurso às pessoas com deficiência, sendo 2% especificamente às pessoas com Síndrome de Down. A instituição destaca que a abertura do concurso representa um passo importante para o aprimoramento da capacidade de atendimento, especialmente em regiões que necessitam de reforço no quadro de defensores. (RD News)





