Semana começa com previsão de tempestade, ventos de até 100 km/h e calor de 35°C em Cuiabá

Fonte:
Reprodução/DNM

O início desta semana em Mato Grosso será marcado por muito calor e risco de temporais, principalmente em Cuiabá, que está literalmente na rota dos dois alertas emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O órgão emitiu dois avisos de chuvas intensas para o estado hoje (19).

alerta laranja começou às 9h01 e segue até as 23h59, com previsão de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou até 100 milímetros ao longo do dia, além de ventos fortes que podem chegar a 100 km/h. Há risco de queda de árvores e galhos, alagamentos, descargas elétricas e até interrupção no fornecimento de energia elétrica. Esse alerta é valído para as seguintes regiões: Centro-Sul, Sudeste, Nordeste, Norte e Noroeste de Mato Grosso.

Mesmo com a chance de chuva, o calor não dá trégua na Capital. Nesta segunda-feira, os termômetros já começaram o dia na casa dos 25°C e a máxima deve alcançar os 35°C, com umidade mínima de 45%. A manhã começou com muitas nuvens e há chances de pancadas de chuva isoladas, enquanto a tarde e a noite seguem nubladas, mantendo a sensação de abafamento.

Para a terça (20), a previsão indica mudança no tempo, com aumento da instabilidade. A temperatura máxima cai para 32°C, mas a umidade sobe e pode chegar a 100%. O dia deve ter pancadas de chuva ao longo da manhã e da tarde, acompanhadas de trovoadas, cenário que se repete à noite.

Na quarta (21), o tempo segue fechado, com muitas nuvens, chuva e trovoadas isoladas. A mínima prevista é de 23°C e a máxima de 31°C, mantendo o clima mais úmido e instável.

Já na quinta-feira (22), a previsão aponta possibilidade de chuva isolada, mas o calor volta a ganhar força, com máxima voltando aos 35°C e umidade mínima de 40%. Na sexta (23), o cenário se repete, com muitas nuvens, pancadas de chuva e calorão típico da Capital, chegando novamente aos 35°C.

Além do alerta laranja, o Inmet também emitiu um alerta amarelo que abrange todo o estado, indicando perigo potencial, com chuvas menos intensas e ventos de até 60 km/h.

A orientação é para que a população evite se abrigar debaixo de árvores durante rajadas de vento, não estacione veículos próximos a estruturas metálicas e, se possível, desligue aparelhos elétricos. Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193. (Repórter MT)