Autoridades de Mato Grosso compareceram ao velório de Maria Benedita Martins de Oliveira, mãe do ex-governador Dante de Oliveira, para prestar suas homenagens nesta terça-feira (13). Todos destacaram a importância e as contribuições de dona Maria para o desenvolvimento de Mato Grosso. O velório ocorre na Capela Jardins, em Cuiabá.
O governador Mauro Mendes (União), o vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos), secretário-chefe da Casa Civil Fábio Garcia (União) e representantes do Poder Legislativo compareceram ao velório ainda pela manhã.
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Max Russi (PSB), pontuou que dona Maria não será esquecida na história de Mato Grosso.
“É um legado. Tem uma história, 104 anos de vida não é fácil, nos deixou lúcida ainda, participando de todas as posses (…). Uma pessoa que passa, mas deixa sua marca, deixa sua história e vai ser lembrada pela eternidade”, disse Russi.
O senador Jayme Campos (União) também reforçou que dona Maria deixou sua marca em nosso estado e foi um exemplo de mulher, de mãe, de avó e de companheira, tanto do esposo, Sebastião de Oliveira, que foi membro do Tribunal de Contas do Estado, quanto do filho Dante.
“Estamos aqui fazendo nossas homenagens, despedindo dessa grande mulher, referência no nosso Estado, a dona Maria. (…) Seu filho Dante Martins de Oliveira indiscutivelmente foi um dos homens públicos mais importantes de Mato Grosso (…). Nós temos que reverenciar uma mulher como esta, que eu tenho certeza absoluta que a sociedade mato-grossense reconhece o trabalho daqueles que passaram por essa terra e contribuíram com o nosso estado”.
O Partido dos Trabalhadores emitiu uma nota de pesar enaltecendo a história de dona Maria e que ela foi “sinônimo de fé, resiliência, superação e resistência”.
A filha de dona Maria, dona Iolanda, agradeceu as homenagens e disse que sua mãe foi muito especial para todos, tanto no meio religioso, quanto no meio familiar, mas também no meio político.
“Uma das coisas que ela mais pregou durante a vida foi isso: união da família. Era um belo exemplo de mãe, de avó, bisavó e trisavó. A vida dela sempre foi um exemplo de fé, na perda dos filhos, do marido, nunca ela reclamou, sempre abaixou a cabeça aos desígnios de Deus e deu esse exemplo para nós”, disse.
Leia a nota do PT na íntegra:
O Partido dos Trabalhadores de Mato Grosso (PT-MT) manifesta profundo pesar pelo falecimento de Maria Benedita de Oliveira, mãe do ex-governador Dante Martins de Oliveira, ocorrido nesta segunda-feira (12), aos 104 anos.
Ícone da cultura cuiabana, dona Maria Benedita teve sua história profundamente entrelaçada à da nossa capital e ao legado do seu filho, Dante de Oliveira, figura central na redemocratização do Brasil.
Por mais de um século, foi sinônimo de fé, resiliência, superação e resistência.
Em 2023, durante uma visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Mato Grosso, dona Maria Benedita gravou um vídeo direcionado ao chefe do Executivo nacional. Na ocasião, a centenária afirmou: “Agora o povo soube fazer a escolha. Hoje o Brasil está em suas mãos, e tenho certeza de que fará dele uma grande nação, onde todo mundo vai ficar satisfeito de ter votado em você”. Ela também enviou um abraço ao presidente Lula e à primeira-dama Janja, desejando: “Que Deus abençoe o seu lar”.
Neste momento de dor e despedida, o PT-MT manifesta seus sentimentos à família, aos amigos e a todos que tiveram o privilégio de conviver com dona Maria Benedita e compartilhar de sua história. Que Deus conforte os corações e conceda força a todos neste momento de perda.(Olhar Direto)





