Primeiro telefilme produzido em Cuiabá chega à Globo e terá exibição nacional

Fonte:
(Foto: Fernando Dezan)

O audiovisual mato-grossense alcança um marco inédito em 2026 com a estreia de Amor em Movimento, primeiro telefilme produzido em Cuiabá a chegar à programação da TV Globo. A obra será exibida no dia 7 de fevereiro na rede local da emissora em Mato Grosso e, posteriormente, integrará a faixa Tela Quente, em rede nacional, além de entrar no catálogo do Globoplay.

As gravações do telefilme foram concluídas em agosto de 2025. O projeto é resultado de uma iniciativa da Globo voltada ao fortalecimento da produção audiovisual nos estados, que selecionou Mato Grosso em 2024. “Tem muita novidade para o cinema mato-grossense para 2026. Essa é a primeira”, diz a diretora Danielle Bertolini.

A exibição em cadeia nacional representa um avanço significativo para o setor audiovisual do estado, historicamente à margem dos grandes circuitos de distribuição. Com circulação prevista tanto na TV aberta quanto no streaming, Amor em Movimento amplia o alcance da produção regional e coloca o cinema mato-grossense em uma vitrine inédita no cenário nacional.

Além do impacto simbólico, a estreia sinaliza um momento de maior integração entre produções regionais e o mercado audiovisual brasileiro, em um contexto de expansão de políticas e chamadas públicas voltadas à descentralização da produção cultural.

De tom leve, Amor em Movimento acompanha a história de Lucas e Rosa, dois adolescentes que se aproximam ao assumir a missão de ajudar o grupo de siriri de Dona Sabina, avó de Lucas, a vencer um campeonato. A meta é garantir a continuidade da manifestação cultural, apresentada no filme como um elo entre tradição e contemporaneidade.

Roteirizada e dirigida por Danielle Bertolini e Perseu Azul, a obra aposta em uma narrativa centrada nos personagens e nos espaços de Cuiabá, incorporando situações cotidianas e elementos da cultura local. O conflito central se intensifica quando vem à tona a farsa mantida pelo protagonista: apesar da intenção de proteger a avó, Lucas esconde que os amigos reinventaram a tradição para manter o grupo competitivo. (PNB Online)