Prefeitos mato-grossenses de 3 das principais cidades do Estado se manifestaram em redes sociais apoiando a ação do governo estadunidense que promoveu ataques a Venezuela na madrugada deste sábado (3) e capturou o presidente do país, Nicolás Maduro e sua esposa. As manifestações repercutindo o fato tiveram teor de cunho ideológico e celebram o que chamaram de “libertação do povo venezuelano”.
Da ala conservadora, o prefeito de Cuiabá Abilio Brunini (PL) manifestou em sua rede social que a situação na Venezuela teria aval do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e que os apoiadores do petista também apoiam o regime de Nicolás Maduro.
“Só lembrando que a ditadura na Venezuela tem participação direta do Brasil com o Lula. Todos que apoiam o PT no Brasil, todos que apoiam o Lula, também apoiam Maduro de forma direta ou indireta. Então o post deve vir acompanhado de #ForaLula!”, citou.
Também liberal a prefeita de Várzea Grande Flávia Moretti (PL) comemorou a notícia da prisão de Maduro repostando um vídeo do perfil ‘Conservadores do Brasil’ e comentou “Começando o ano com o pé direito!”, celebrando o fato e utilizando termo que ficou conhecido nas redes sociais após repercussão polêmica de comercial das Havaianas sobre começar o ano “com os dois pés”. A peça publicitária foi rechaçada por membros da direita conservadora que tem feito publicações combativas para reiterar o “pé direito”.
O prefeito de Rondonópolis (212 km de Cuiabá) Claudio Ferreira (PL) classificou a data como “um dia histórico” e cita que os “americanos abraçaram seu dever histórico e libertam o povo venezuelano do sanguinário Maduro”.
“A Venezuela já foi invadida há muito tempo, por narcotraficantes, corruptos, grupos aproveitadores. O interesse dos Estados Unidos é financeiro? Os EUA foram o maior vencedor da 2ª guerra mundial, podiam tomar qualquer território que quisesse, mas não tomou um palmo de terra de ninguém, eles sabem que liberdade gera prosperidade, então liberdade e prosperidade para o povo venezuelano. Feliz 2026!”, disse em vídeo postado no Instagram.
Chefes do Executivo estadual, o governador Mauro Mendes (União) e o vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) até o momento não se posicionaram a respeito do tema.
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e sua mulher, Cilia Flores, foram levados para um navio após serem capturados pelas forças dos Estados Unidos e serão transportados para Nova York. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram helicópteros das Forças de Operações Especiais dos EUA sobrevoando Caracas durante a madrugada deste sábado, enquanto múltiplas explosões iluminam o céu da capital venezuelana. (Gazeta Digital)





