Nova regra para CNH já foi adotada em 17 estados e DF; veja quais

Fonte:
Foto: Zeca Ribeiro/Agência Câmara

Os Detrans de 17 estados e Distrito Federal já se adaptaram às novas regras que facilitam o processo de obtenção da carteira de motorista.

A Andreza foi a primeira brasileira a tirar carteira de motorista pelo novo sistema. Em João Pessoa, onde mora, fez tudo sozinha: inscrição, aulas teóricas pela internet e as provas. Dirigir carros e pilotar motos… isso ela já sabia. Só faltava a carteira.

“Fiz as questões, passei de primeira, fiz as duas aulas que pede no aplicativo também e vim na segunda-feira fazer a prática aqui no Detran e passei aqui de primeira”, conta Andreza dos Santos, que é empregada doméstica.

Mais de 1,5 milhão de pessoas (1.522.898) já pediram a abertura do processo de habilitação pelo novo sistema em todo o Brasil. Os Detrans de 17 estados e do Distrito Federal estão atualizados. Sete estão em fase de implementação e três não informaram.

Sim – AL, BA, CE, DF, GO, MS, PB, RN, RR, RS, SC, SP, AC, PR, PE, PA, MG, MA
Em implementação – AM, ES, MT, PI, RJ, RO, SE
Não informado – AP, TO

“São mudanças muito profundas, que têm como resultado modificações em sistemas, treinamentos de pessoal, mudanças de rotinas. Então, os Detrans estão fazendo o máximo para implantação num tempo breve e o relatório indica um bom avanço”, afirma Givaldo Vieira, presidente da Associação Nacional dos Detrans.

Segundo o Ministério dos Transportes, as mudanças vão facilitar a vida de quem sonha com a CNH:

A autoescola deixa de ser obrigatória. O conteúdo teórico está disponível online, de graça, no site do Ministério dos Transportes. E não é mais exigida carga horária mínima. As aulas práticas caem de 20 para pelo menos 2 horas.

O aluno pode usar carro particular e optar por aulas com um instrutor autônomo, desde que o profissional seja credenciado pelos Detrans em cada estado.

A lista de instrutores pode ser encontrada no site do Ministério dos Transportes. O Distrito Federal, por exemplo, já tem mais de 2,2 mil registrados (2.240 instrutores).
As provas práticas continuam presenciais.

Quem for reprovado na primeira avaliação poderá fazer o segundo teste de graça.
Acaba o limite de 12 meses para concluir a CNH. O prazo, agora, é ilimitado.

Outra novidade é a renovação automática da carteira para bons condutores. Quem não cometer nenhuma infração nos 12 meses anteriores ao vencimento da CNH vai renovar sem precisar fazer exame médico e nem psicotécnico. Também não é preciso ir ao Detran. A carteira digital é atualizada automaticamente no aplicativo.

A Andreza conhece bem o valor de dirigir legalizada.

“Tinha local aqui em João Pessoa que chegou a R$ 4 mil. A gente que trabalha, que recebe aquele valor fixo não tem condições de correr atrás para pagar um valor desse, entendeu?”, diz Andreza. (G1/Estadão)