Einstein coloca Hospital Central para atender população a partir do dia 19 de janeiro

Fonte:
Secom

O Hospital Central, em Cuiabá, começará a atender pacientes a partir do dia 19 de janeiro, de forma gradual, com funcionamento pleno previsto para abril. A unidade não será um hospital de porta aberta e atenderá exclusivamente pacientes regulados pelo sistema estadual de regulação.

De acordo com a gestão, o Hospital Central é uma unidade estadual, destinada a atender pacientes de todas as regiões de Mato Grosso. A equipe da área de regulação já iniciou a seleção dos primeiros pacientes que serão encaminhados para atendimento assim que a unidade entrar em operação.

O contrato de gestão firmado com a AIST estabelece que, após a entrega das instalações definitivas — realizada na sexta-feira (19) —, o hospital entre em funcionamento em quatro etapas, com duração de um mês cada. Ao final desse cronograma, em abril, a unidade estará operando com 100% da capacidade prevista.

Para viabilizar o funcionamento, mais de 30 carretas de materiais já foram entregues ao hospital. Paralelamente, o time do Einstein é responsável pelas contratações. Quando estiver em pleno funcionamento, a unidade contará com cerca de 1.700 profissionais, além de 350 médicos, que atuarão em regime de pessoa jurídica.

Também estão previstos mais de 50 contratos com empresas prestadoras de serviços essenciais, como alimentação, limpeza, segurança, manutenção e tecnologia — os chamados serviços de facilities, indispensáveis para a operação hospitalar.

Toda a cadeia de suprimentos e a contratação de profissionais ficam sob responsabilidade da AIST, conforme previsto no contrato de gestão. Ao Estado cabe o pagamento pelos serviços e a cobrança dos resultados estabelecidos contratualmente, seguindo o modelo de gestão inspirado na cultura do Hospital Albert Einstein.

Nesta fase inicial, os atendimentos começam com foco na pediatria, especialmente nas áreas de urologia, cirurgia pediátrica e ortopedia pediátrica. Também entram em operação alguns leitos de UTI e de enfermaria, como parte do processo de transição e migração dos serviços atualmente prestados pela rede estadual.

O que é a AIST?

A AIST é a organização responsável pela gestão da unidade, por meio de contrato de gestão com o Governo do Estado.

Em termos práticos, a AIST:

– Administra o hospital

– Realiza a contratação de profissionais, incluindo médicos e equipes assistenciais

– Gerencia a cadeia de suprimentos

– Coordena os serviços terceirizados (facilities), como limpeza, alimentação, segurança, manutenção e tecnologia

– É cobrada por metas e resultados, conforme previsto em contrato

O modelo segue o formato de organização social de saúde (OSS), inspirado na metodologia de gestão do Hospital Albert Einstein, conforme previsto no contrato. (Repórter MT)