O vereador Dilemário Alencar (União Brasil), líder do Executivo na Câmara Municipal, utilizou a tribuna nesta quinta-feira (11) para apresentar um balanço dos 11 meses da gestão do prefeito Abílio Brunini (PL).
O parlamentar relembrou o cenário encontrado no início do ano, quando Cuiabá vivia uma situação de “caos absoluto”, com ruas intransitáveis devido aos milhares de buracos, acúmulo de lixo por mais de 15 dias, bueiros entupidos e tampas quebradas que deixavam esgoto correr pelas vias públicas, iluminação precária, saúde em estado de calamidade, salários de dezembro e 13º atrasados, além do caixa da prefeitura zerado e dívidas superiores a R$ 2 bilhões com fornecedores e a previdência.
“Esses são apenas alguns exemplos do caos que deixou nossa cidade sucateada e a prefeitura superendividada. Mesmo diante dessa situação grave, em 11 meses a gestão do prefeito Abílio conseguiu reduzir os problemas herdados. Para comprovar isso, basta compararmos o antes e o depois. É perceptível que houveram melhorias em diversas áreas”, afirmou Dilemário.
De acordo com o líder do Executivo, milhares de buracos foram tapados, o que normalizou o tráfego nas ruas. Ele destacou ainda a regularização da coleta de lixo, a revogação da taxa de lixo e a renovação completa da frota de caminhões coletores. O vereador também citou o desentupimento de centenas de bueiros e a reconstrução de tampas, eliminando pontos de esgoto a céu aberto.
“Foram substituídas 3,5 mil lâmpadas antigas por LED, o que melhorou a iluminação em vários bairros. Na saúde, houve redução na falta de medicamentos, médicos, exames e cirurgias, além da ampliação do atendimento odontológico”, acrescentou.
Dilemário também ressaltou que os salários de dezembro e o 13º, deixados em atraso pela gestão anterior, foram regularizados. Segundo ele, a RGA foi paga a todas as categorias, e o salário do servidor passou a ser depositado dentro do mês trabalhado. O parlamentar ainda destacou o aumento no número de Cuidadores de Alunos com Deficiência (CADs), que passou de 900 para mais de 1.300 profissionais, a recuperação de quadras esportivas e mini estádios, a retomada de obras de pavimentação em quatro bairros e as obras do Centro Médico Infantil, que – conforme o novo projeto – funcionará como um hospital de portas abertas, com atendimento 24 horas para crianças. Ele mencionou também avanços na área de bem-estar animal.
“Muitas outras ações foram realizadas nesses 11 meses, mas as citadas já demonstram que a cidade está muito melhor do que em janeiro. E não fizemos mais porque a gestão do prefeito Abílio precisou pagar, neste ano, mais de R$ 350 milhões em dívidas deixadas pelo ex-prefeito Emanuel Pinheiro”, afirmou.
O vereador ainda destacou o fim do que chamou de “usina de escândalos de corrupção”, que resultou em mais de 20 operações policiais e teria desviado milhões de reais da saúde e de outras áreas.
“Chegando ao fim do ano, ao olharmos para trás, é notório o avanço da gestão Abílio. Com fé em Deus e com o apoio do povo cuiabano, vamos cumprir a promessa de entregar uma Cuiabá muito melhor do que encontramos até o fim do mandato do atual prefeito, em dezembro de 2028”, concluiu Dilemário Alencar.





