A Polícia Federal (PF) assumiu a investigação de queda de aeronave que atuava no tráfico internacional de drogas na região de Juara (709 km a médio-norte), com apoio do Grupo Especial de Fronteira (Gefron). Destroços da aeronave foram localizados em meio a uma vegetação queimada, possivelmente pelo fogo ocasionado durante a queda, no final da tarde de terça-feira (2), conforme a Polícia Civil.
Mas o avião teria sido abatido na última sexta-feira (28), interceptado pela Força Aérea Brasileira (FAB) por não apresentar plano de voo e representar ameaça à segurança nacional. Segundo fontes da Polícia, o piloto já vinha sendo monitorado por ser um velho conhecido da rota do tráfico em Mato Grosso, o ex-delegado da Polícia Civil, Arnaldo Agostinho Sottani, 53.
A aeronave caiu em uma área de mata na localidade de Paranorte, na comunidade rural Portal do Céu, distante cerca de 80 km do perímetro urbano e de difícil acesso. Conforme o delegado da Polícia Civil de Juara, Carlos Henrique Engelmann, tão logo chegou a informação da localização dos destroços foi designada uma equipe de policiais civis, peritos e soldados bombeiros para irem ao local.
Os trabalhos finalizaram somente na madrugada desta quarta-feira (3). Disse que as investigações estão em andamento para identificar a aeronave e determinar a origem e destino do voo.
A ausência de corpo no local indica que o piloto pode ter sido resgatado pelos demais membros da organização criminosa e existe a hipótese de o fogo ter sido ateado na aeronave com o objetivo de destruir a carga de entorpecentes que era transportada. A informação de que se tentariam buscas na mata com auxílio de cães farejadores, para buscar pelo piloto desaparecido, também não foram confirmadas por nenhuma das forças de segurança envolvidas na investigação, que é mantida em total sigilo.
No dia 26 de setembro de 2016, Sottani foi preso em General Carneiro (442 km a leste), transportando 150 quilos de cocaína em um avião. Ele tentou escapar ao cerco policial e levantar voo em uma pista clandestina, mas foi ferido por um disparo de fuzil em uma das pernas.





