Mato Grosso deve ter chuvas fortes e queda de temperatura neste fim de semana

Fonte:

Cuiabanos podem ter um fim de semana com temperaturas mais amenas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), mas sob alerta amarelo, que indica possibilidade de fortes chuvas de até 50 milímetros e ventos de 60 km/h com risco de queda de galhos e alagamentos.

Para este sábado (29), o dia deve permanecer nublado, com possibilidade de chuva e temperaturas entre 25°C e 34°C. À noite, o céu segue apenas nublado. No domingo (30), o cenário se repete, com 35% de chances de chuva.

Os municípios mais ao norte do estado, como Alta Floresta (791 km de Cuiabá) estão sob alerta laranja, ou seja, chuvas de até 100 milímetros e ventos de 60 a 100km/h. Com risco de corte de energia elétrica, alagamentos e descargas elétricas.

No sábado, há tendência de chuva forte com trovoadas ao longo do dia e da noite, com temperaturas entre 24°C e 31°C. No domingo, o padrão se mantém, com pancadas de chuva e máxima podendo chegar a 33°C.

Chapada dos Guimarães (65 km de Cuiabá)
No sábado, o dia será nublado, com possibilidade de chuva e noite também nublada. As temperaturas variam entre 21°C e 37°C. No domingo, o clima pode esfriar, com mínima de 21°C e máxima de 24°C.

Rondonópolis (215 km de Cuiabá)
A previsão do Inmet indica para sábado máxima de 39°C e mínima de 24°C, com possibilidade de chuva à tarde. No domingo, a mínima pode cair para 23°C e a máxima chegar a 40°C.

Sinop (481 km de Cuiabá)
A capital do Nortão também está sob alerta. No sábado, as temperaturas ficam entre 23°C e 31°C, com céu carregado e possibilidade de chuva ao longo do dia. No domingo, são esperadas pancadas de chuva e trovoadas, com mínima de 24°C e máxima de 30°C, com tendência de queda.

Recomendações do Inmet para o alerta amarelo
Durante um alerta amarelo, a população deve redobrar a atenção e adotar cuidados simples para evitar transtornos: evitar circular por áreas alagadas durante chuvas intensas, recolher objetos soltos, manter distância de árvores e estruturas frágeis em caso de ventos fortes, permanecer em local seguro durante tempestades com raios, manter-se hidratado e evitar esforços físicos ao ar livre em períodos de baixa umidade ou calor extremo. Também é importante acompanhar as atualizações meteorológicas e seguir as orientações da Defesa Civil. (HNT)