
O aeródromo de Porto Alegre do Norte (MT), a mais de 1.100 quilômetros de Cuiabá, passará por uma transformação inédita após ser arrematado, nesta quinta-feira (27), pela concessionária GRU Airport, responsável pelo Aeroporto Internacional de Guarulhos.
O terminal, que hoje não opera voos regulares, receberá R$ 25,3 milhões para modernização da estrutura, ampliação do pátio de aeronaves e adequações na pista de pouso e decolagem.
A negociação ocorreu durante o primeiro leilão do Programa Ampliar, realizado na B3, em São Paulo, que marca a nova estratégia do governo federal para impulsionar a aviação regional. A iniciativa prevê, nas próximas etapas, a modernização de até 100 aeroportos em todo o país.
Na estreia do programa, a GRU Airport levou 12 aeroportos regionais, incluindo unidades do Nordeste, Norte, Centro-Oeste e Sudeste. Em Mato Grosso, o arremate de Porto Alegre do Norte coloca o município no mapa das futuras rotas regionais, com perspectiva de viabilizar operações comerciais após as intervenções previstas.
Além do terminal mato-grossense, a concessionária também arrematou os aeroportos de Serra Talhada (PE), Cacoal (RO), São Raimundo Nonato (PI), Vilhena (RO), Araguaína (TO), Lençóis (BA), Paulo Afonso (BA), Araripina (PE), Aracati (CE), Garanhuns (PE) e Barreirinhas (MA).
A expectativa inicial era conceder 19 aeroportos, mas seis unidades ficaram sem propostas, sobretudo no Norte do país: Tarauacá (AC), Barcelos (AM), Itacoatiara (AM), Itaituba (PA), Parintins (AM) e Guanambi (BA).
Segundo o secretário de Aviação Civil, Daniel Longo, o governo federal ainda está definindo as contrapartidas que serão oferecidas à concessionária após o arremate. A modelagem incluirá ajustes contratuais, que estão em fase de análise pelo Ministério de Portos e Aeroportos. (Primeira Página)







